Etnografia: A Arte na Rua

Autores

  • Pedro Henrique de Gois Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8695

Palavras-chave:

Artista de Rua, Subjetividade, Criatividade, Lugar, Representação

Resumo

O vídeo ‘Etnografia: a arte na rua’ retrata o resultado de um exercício etnográfico realizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com três artistas de rua. O objetivo proposto é visibilizar a representação dos sujeitos e o significado associado a sua permanência, transitoriedade e identificação com o público nos espaços em que desenvolvem suas expressões artísticas. O registro audiovisual, com duração de vinte minutos, contempla um olhar que emerge da relação com os artistas, com destaque para as diferentes expressões que foram identificadas e os espaços em que tais sujeitos mostram sua arte nas ruas. Tem-se em Miguel a expressão manual do artista que faz de arame e pedra sua arte em forma de animais alados; em João a pintura como atenção a vivacidade da natureza expressa na paisagem ‘que todos nós gostaríamos de estar’; e em Abraham a fixação não apenas do artista enquanto ‘estátua viva’, mas também do público que em meio ao coração da capital sul-rio-grandense detém-se curioso em relação ao anjo branco que distribui mensagens de esperança e paz.

https://youtu.be/fnc6qGB9gnY

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Gois, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Administrador, Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-02-21

Como Citar

Gois, P. H. de. (2014). Etnografia: A Arte na Rua. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8695

Edição

Seção

Contribuição Audiovisual