Inclusão Produtiva de Pessoas com Autismo: o caso da Auticon

Autores

  • Cláudio Bezerra Leopoldino UFC - Universidade Federal do Ceará
  • José Carlos Lázaro da Silva Filho UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Katrin Maria Nissel Hochschule Bremen

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v9i3.33565

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Inclusão no Trabalho, Inovação Social, Auticon.

Resumo

A presente pesquisa trata dos processos de inclusão de autistas em uma empresa europeia de consultoria em TI e Compliance, Auticon, cujos consultores são todos pessoas com autismo. A coleta de dados foi feita através de contato pessoal com o responsável da unidade de Berlin, análise documental e bibliográfica, buscando-se informações fidedignas por triangulação. Constatou-se que a Auticon é autossustentada em termos financeiros e apresentou forte expansão, indicadores positivos de seu modelo de negócios. A empresa obteve diversos prêmios que destacam a inovatividade e o impacto social da contratação de consultores com autismo em uma área competitiva. Adicionalmente, recebeu grande atenção da mídia, redundando em ganho na construção da imagem corporativa e aumento do número de empresas contratantes. Concluiu-se que o fato da firma implementar os processos de inclusão de autistas de forma integrada, sem intermediários, selecionando mão de obra mais capacitada e aproveitando os diferenciais associados ao autismo tenha sido determinante para o sucesso da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Bezerra Leopoldino, UFC - Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordena projeto de pesquisa voltado para a Gestão do Autismo (http://claudiobbr.wixsite.com/pesquisa-autismo).

José Carlos Lázaro da Silva Filho, UFC - Universidade Federal do Ceará

Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado no Zentrum Technik und Gesellschaft (ZTG) da TU-Berlin. Doutor pela Technische Universität-Berlin (Alemanha), no Institut für Management in der Umweltplanung. Professor do PPGA-UFC – Programa da Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Katrin Maria Nissel, Hochschule Bremen

Mestre em Filologia Românica, Literatura e Cultura Lusófonas, Filosofia e Germanística. Professora de Comunicação Intercultural, Gestão da Diversidade, Cultura Brasileira e Europeia na Hochschule Bremen (Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen), Alemanha.

Referências

ABDALLA, M. M. et al. Quality in Qualitative Organizational Research: types of triangulation as a methodological alternative. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 66-98, 2018. doi:10.13058/raep.2018.v19n1.578.

AUSTIN, R. D.; PISANO, G. P. Neurodiversity as a competitive advantage. Harvard Business Review, v. 95, n. 3, p. 96-103, 2017.

AUSTIN, R. D.; SONNE, T. The Dandelion Principle: Redesigning work for the innovation economy. MIT Sloan Management Review, v. 55, n. 4, p. 67-72, 2014.

AUTICON. Welcome to Auticon. 2018. Disponível em: <http://auticon.com/>. Acesso em: 15 maio 2018.

AUTICON. Another Perspective Company Profile. 2019. Disponível em: <https://auticon.com/wp-content/uploads//2019/12/auticon-company-profile_final-2.pdf>. Acesso em: 15 maio de 2020

AUTICON. Global Impact Report 2020. Disponível em: <https://auticon.com/auticons-2020-global-impact-report>. Acesso em: 23 maio 2018.

BAI, D. et al. Association of genetic and environmental factors with autism in a 5-country cohort. JAMA Psychiatry (online), jul. 2019. doi:10.1001/jamapsychiatry. 2019.

BONTEMPO, T. Sensory Processing Patterns in High-Ability Adults with Autism Spectrum Disorders in the Workplace. Dissertação (Mestrado em Ciência da Reabilitação) – Queen’ College, Kingston, Ontario, 2009.

BUESCHER, A. V. S. et al. Costs of autism spectrum disorders in the United Kingdom and the United States. JAMA Pediatrics, v. 168, n. 8, p. 721-728, 2014.

BURGESS, S.; CIMERA, R. E. Employment outcomes of transition-aged adults with autism spectrum disorders: A state of the states report. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 119, n. 1, p. 64-83, 2014.

BURKE, R. V. et al. Evaluation of two instruction methods to increase employment options for young adults with autism spectrum disorders. Research in Developmental Disabilities, v. 31, n. 6, p. 1223-1233, 2010.

CHARTA DER VIELFALT. Diversity Management. Disponível em: <http://www.charta-der-vielfalt.de/diversity/diversity-management.html>. Acesso em: 23 jun. 2018.

DAVIDSON, M. N. The End of Diversity As We Know It: Why Diversity Efforts Fail and How Leveraging Difference Can Succeed. San Francisco, CA: Berrett-Koehler Publishers, 2011.

DIVAN, G. et al. Challenges, coping strategies, and unmet needs of families with a child with autism spectrum disorder in Goa, India. Autism Research, v. 5, n. 3, p. 190-200, 2012.

GANZ, M. L. The lifetime distribution of the incremental societal costs of autism. Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, v. 161, n. 4, p. 343-349, 2007.

GARCÍA-VILLAMISAR, D.; WEHMAN, P.; NAVARRO, M. D. Changes in the quality of autistic people’s life that work in supported and sheltered employment. A 5-year follow-up study. Journal of Vocational Rehabilitation, v. 17, n. 4, p. 309-312, 2002.

GOMES, P. et al. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. Jornal de Pediatria, v. 91, n. 2, p. 111-121, 2015.

GOMES, L. E. F.; SCATOLIN, H. G. Autismo e os desafios no mercado de trabalho. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 9, p. 153-168, 2020.

GRACIOLI, M. M.; BIANCHI, R. C. Educação do autista no ensino regular: um desafio à prática pedagógica. Nucleus, v. 11, n. 2, p. 125-138, 2014.

HAGNER, D.; COONEY, B. F. “I do that for everybody”: Supervising employees with autism. Focus on Autism and other Developmental Disabilities, v. 20, n. 2, p. 91-97, 2005.

HEDLEY, D. et al. Transition to work: perspectives from the autism spectrum. Autism, v. 22, n. 5, p. 528-541, 2017.

HENDRICKS, D. Employment and adults with autism spectrum disorders: Challenges and strategies for success. Journal of Vocational Rehabilitation, v. 32, n. 2, p. 125-134, 2010.

HURLBUTT, K.; CHALMERS, L. Employment and adults with Asperger syndrome. Focus on Autism and other Developmental Disabilities, v. 19, n. 4, p. 215-222, 2004.

JOHN, R. P. S.; KNOTT, F. J.; HARVEY, K. N. Myths about autism: An exploratory study using focus groups. Autism, v. 22, n. 7, p. 845-854, 2018.

KARST, J. S.; VAN HECKE, A. V. Parent and family impact of autism spectrum disorders: A review and proposed model for intervention evaluation. Clinical Child and Family Psychology Review, v. 15, n. 3, p. 247-277, 2012.

KIRBY, A. V. et al. “Who is going to pay for the Wi-Fi?” Exploring adulthood from the perspectives of autistic youth. Autism in Adulthood, v. 1, n. 1, p. 37-43, 2019.

KNAPP, M.; ROMEO, R.; BEECHAM, J. Economic cost of autism in the UK. Autism, v. 13, n. 3, p. 317-336, 2009.

KREUTZER, K.; NIENDORF, E. Social Business Models – A typology based on levels of integration. Die Unternehmung, v. 71, n. 2, p. 183-196, 2017.

LEOPOLDINO, C. B. Inclusão de autistas no mercado de trabalho: uma nova questão de pesquisa para os brasileiros. Gestão e Sociedade, v. 9, n. 22, p. 853-868, 2015.

LEOPOLDINO, C. B.; COELHO, P. F. da C. O Processo de Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho. Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 48, p. 141-156, 2017.

LORENZ, T. et al. Autism and overcoming job barriers: Comparing job-related barriers and possible solutions in and outside of autism-specific employment. PloS one, v. 11, n. 1, 2016.

LORENZ, T.; HEINITZ, K. Aspergers - different, not less: Occupational strengths and job interests of individuals with Asperger’s syndrome. PloS one, v. 9, n. 6, 2014.

LORENZ, T.; REZNIK, N.; HEINITZ, K. A Different Point of View: The Neurodiversity Approach to Autism and Work. In: Autism-Paradigms, Recent Research and Clinical Applications. InTech, 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAVRANEZOULI, I. et al. The cost-effectiveness of supported employment for adults with autism in the United Kingdom. Autism, v. 18, n. 8, p. 975-984, 2014.

MCLAREN, J. et al. Individual placement and support for people with autism spectrum disorders: A pilot program. Administration and Policy in Mental Health and Mental Health Services Research, v. 44, n. 3, p. 365-373, 2017.

MINATEL, M. M.; MATSUKURA, T. S. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 52, p. 429-442, 2015.

NUNES, D. R. de P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013.

OLSEN, W. Triangulation in social research: qualitative and quantitative methods can really be mixed. Developments in Sociology, v. 20, p. 103-118, 2004.

ORSMOND, G. I. et al. Social participation among young adults with an autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 43, n. 11, p. 2710-2719, 2013.

PARR, A. D.; HUNTER, S. T. Enhancing work outcomes of employees with autism spectrum disorder through leadership: Leadership for employees with autism spectrum disorder. Autism, v. 18, n. 5, p. 545-554, 2014.

POLAK, Y. N. de S.; DINIZ, J. A. Conversando sobre Pesquisa. In: POLAK, Y. N. de S.; DINIZ, J. A.; SANTANA, J. R. (Org.). Dialogando sobre Metodologia Científica. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 67-98.

RASGA, C.; VICENTE, A. M. O que acontece quando as crianças com autismo crescem? Um estudo exploratório. Observações: Boletim Epidemiológico, n. 5, p. 24-28, 2017.

RANDO, H.; HUBER, M. J.; OSWALD, G. R. An Academic Coaching Model Intervention for College Students on the Autism Spectrum. Journal of Postsecondary Education and Disability, v. 29, n. 3, p. 257-262, 2016.

RAST, J. E.; ROUX, A. M.; SHATTUCK, P. T. Use of vocational rehabilitation supports for postsecondary education among transition-age youth on the autism spectrum. Journal of Autism and Developmental Disorders, n. 50, p. 2164–2173, 2019.

ROSQVIST, H. B.; KEISU, B. Adaptation or recognition of the autistic subject? Reimagining autistic work life: deconstructing the notion of “real jobs” in the Swedish autistic self-advocacy movement. Journal of Vocational Rehabilitation, v. 37, n. 3, p. 203-212, 2012.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHALL, C.; WEHMAN, P.; MCDONOUGH, J. L. Transition from school to work for students with autism spectrum disorders: understanding the process and achieving better outcomes. Pediatric Clinics, v. 59, n. 1, p. 189-202, 2012.

SCOTT, M. et al. Employers’ perception of the costs and the benefits of hiring individuals with autism spectrum disorder in open employment in Australia. PloS one, v. 12, n. 5, p. e0177607, 2017.

SCOTT, M. et al. Factors impacting employment for people with autism spectrum disorder: A scoping review. Autism, v. 23, n. 4, p. 869-901, 2018.

SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade, v. 20, p. 70-77, 2008.

SEAMAN, R. L.; CANNELLA-MALONE, H. I. Vocational skills interventions for adults with autism spectrum disorder: a review of the literature. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 28, n. 3, p. 479-494, 2016.

SHATTUCK, P. T. et al. Postsecondary education and employment among youth with an autism spectrum disorder. Pediatrics, v. 129, n. 6, p. 1042-1049, 2012.

TAYLOR, J. L.; HENNINGER, N. A.; MAILICK, M. R. Longitudinal patterns of employment and postsecondary education for adults with autism and average-range IQ. Autism, v. 19, n. 7, p. 785-793, 2015.

WEHMAN, P. et al. Project SEARCH for youth with autism spectrum disorders: Increasing competitive employment on transition from high school. Journal of Positive Behavior Interventions, v. 15, n. 3, p. 144-155, 2013.

WEHMAN, P. H. et al. Competitive employment for youth with autism spectrum disorders: Early results from a randomized clinical trial. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 44, n. 3, p. 487-500, 2014.

ZANON, R. B.; BACKES, B.; BOSA, C. A. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 25-33, 2014.

Downloads

Publicado

2021-02-09

Como Citar

Leopoldino, C. B., Silva Filho, J. C. L. da, & Nissel, K. M. (2021). Inclusão Produtiva de Pessoas com Autismo: o caso da Auticon. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v9i3.33565

Edição

Seção

Contribuição Teórica