Uma Trajetória de Socialização Acadêmica com Alexandre Carrieri: Relato a Partir de uma Conversação Interna

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais / Brazil.

Palavras-chave:

Realismo Crítico, Conversação Interna, Reflexividade, Alexandre Carrieri

Resumo

Este texto, concebido na forma de um relato pessoal, em primeira pessoa, relata a trajetória acadêmica pessoal do autor focalizando o período de sua formação inicial, bacharelado e mestrado, tomando como pano de fundo a sua socialização acadêmica, mais particularmente por meio de sua participação junto ao grupo de pesquisa NEOS – Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade, sob a orientação recebida de Alexandre Carrieri, entre 2003 e 2008, na Universidade Federal de Minas Gerais. Apesar de ser concebido de forma mais “livre” (ou assistemática), a trajetória narrada se fundamenta sociologicamente no conceito de “conversação interna”, proposto por Margaret Archer (2000), dentro de uma perspectiva realista crítica. A despeito de não visar sua aplicação de forma rigorosamente sistemática,  o exercício proposto tem a intenção de funcionar, apenas heuristicamente, como um fio condutor que permite situar a agência humana (subjetivamente orientada) como produto de projetos pessoais elaborados e realizados em face dos contextos (objetivamente estruturados), com as restrições, constrangimentos e habilitações, que se impõem seletiva e diferencialmente segundo os diferentes cursos de ação possíveis. No caso em tela, visa-se analisar a agência (e as práticas) realizadas, a partir dos projetos pessoais perseguidos em determinadas situações concretas. Este recurso narrativo autobiográfico tem uma finalidade maior, foi apenas um meio encontrado para – como uma boa conversação interna – permitir autoavaliar a participação e presença de um personagem significativamente importante em minha trajetória: Alexandre Carrieri. Ainda que as histórias, os projetos pessoais e os contextos possam ser distintos, acredita-se que, de certo modo, esta narrativa evidencia de forma minimamente objetiva características distintivas do mestre e, ao mesmo tempo, um pouco do contexto institucional (NEOS e UFMG), na fase inicial do processo de institucionalização de um quadro formador de recursos humanos, fruto do seu próprio projeto pessoal. Portanto, este texto tem o fim, ainda que por meios modestos, de render um tributo a Alexandre Carrieri e ao que o seu próprio projeto pessoal do permitiu criar, impactando assim na agência de vários atores e gerações que cruzaram(ão) este contexto.

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Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais / Brazil.

Doctor en Ciencias Sociales (Sociología) por la Universidad Federal de Juiz de Fora – UFJF (Brasil). Master en Administración (Teoría de las Organizaciones) y Licenciado en Turismo (Planificación Integral), ambos por la Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG (Brasil). Profesor e investigador asociado del Instituto de Ciencias Humanas y del Depto. de Turismo – UFJF. Docente Permanente de los Programas de Postgrado en Ciencias Sociales (M/D) y del Postgrado en Administración (M), ambos de la UFJF. Profesor visitante en EUA, Canadá, México, Cuba, España, Ecuador. Miembro de la Asociación Internacional de Expertos Científicos en Turismo – AIEST y de la Asociación Internacional de Sociología – ISA. Editor jefe de las revistas científicas ABET e RELAT. Director del Centro Latino Americano de Turismologia/CELAT y del Observatório Econômico e Social de Turismo/OEST. Líder de los equipos de investigación Conhecimento, Organização e Turismo/COGITO y Realismo Crítico, Ação Coletiva e Trabalho/REACT.

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Publicado

2020-01-12

Como Citar

Pimentel, T. D. (2020). Uma Trajetória de Socialização Acadêmica com Alexandre Carrieri: Relato a Partir de uma Conversação Interna. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 8(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/32450

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Seção

Seção Temática