Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso em uma organização militar da região central do RS

Autores

  • Caroline Silva Marques Faculdade Metodista de Santa Maria
  • Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni Universidade Federal de Santa Maria.
  • Aline Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Corpo de Bombeiros, Qualidade de Vida no Trabalho, Organização Militar

Resumo

Profissionais que exercem funções relacionadas a problemas humanos tendem a desenvolver dificuldades físicas e psicossociais que influenciam em sua qualidade de vida. Os bombeiros, por exemplo, precisam de alto controle emocional para não colocar em risco sua integridade física e de terceiros durante suas atividades. Por isso, o objetivo deste estudo é analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) sob a perspectiva dos bombeiros de uma organização militar na região central do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é um estudo de caso de caráter descritivo e abordagem mista. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário baseado no modelo de QVT de Walton (1973), no qual os respondentes foram trinta e um bombeiros. Analisaram-se os dados a partir de estatística descritiva, identificando fatores com avaliações negativas na percepção dos participantes, como remuneração, oportunidade de crescimento e segurança na organização. Como aspectos positivos, destaca-se que as boas condições de trabalho, boa relação entre funcionário e utilização de seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Silva Marques, Faculdade Metodista de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Faculdade Metodista Centenário.

Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Aline Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria.

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Franciscana e acadêmica em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANJOS, L. G. Relação entre o estresse ocupacional e qualidade de vida de socorristas que atuam no serviço de atendimento pré-hospitalar da Grande Florianópolis. 97 f. Monografia (Tecnologia em Gestão de Emergências) – Universidade do Vale do Itajaí, SC, 2007.

BAPTISTA, M. N.; MORAIS, P. R.; CARMO, N. C.; SOUZA, G. O.; CUNHA, A. F. Avaliação de depressão, síndrome de Burnout e qualidade de vida em bombeiros. Psicologia Argumento. Curitiba, v. 23, n. 42, p. 47-54, 2005.

BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 2004.

BRAGA, M. F. A arte da boa convivência no trabalho. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.sinal.org.br. Acesso em: 2 jun. 2016.

DETONI, D. J. Estratégia de avaliação da qualidade de vida no trabalho: estudos de caso em agroindústria. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

KARCH, R. Qualidade de vida. São Paulo: Manager Publications, 2000. Disponível em: http://www.manager.com.br. Acesso em: 23 set. 2015.

KONIAREK, J.; DUDEK B. Post-traumatic stress disorder and fire fighters` attitude to their job. Medycyna Pracy, Varsóvia, v. 52, n. 3, p. 177-83, 2001.

KUROGI, M. S. Qualidade de vida no trabalho e suas diversas abordagens. Revista de Ciências Gerenciais, v. XII, n. 16, p. 49-62, 2008.

LIMA, I. S. Qualidade de vida no trabalho. Revista Brasileira de Administração, São Paulo, n. 23, p. 54, 1998.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na sociedade pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2004.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MONTEIRO, J. K.; MAUS, D.; MACHADO, F. R.; PESENTI, C.; BOTTEGA, D.; CARNIEL, L. B. Bombeiros: um olhar sobre a qualidade de vida no trabalho. Psicologia Ciência e Profissão, v. 27, n. 3, p. 554-565, 2007.

REIS JÚNIOR, D. R. Qualidade de vida no trabalho: construção e validação do questionário QWLQ-78. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2008.

ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A.; WOLTER, R. M. A nova administração. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

RODRIGUES, M. V. C. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, A. C. A estruturação do serviço de busca, resgate e salvamento com cães no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Fortaleza, 2007.

SANTOS JÚNIOR, A. A.; ZIMMERMANN R. C. A qualidade de vida no trabalho na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sediada na Região Operacional 08. Revista de Administração On Line, v. 3, n. 4, 2002.

SILVA, D. S. G. et al. Análise da qualidade de vida do profissional bombeiro na realização de suas tarefas laborais. Revista Digital, Buenos Aires, ano 15, n. 152, 2011.

VALDISSER, C. R. Qualidade de vida no trabalho: como utilizá-la na superação dos problemas e dificuldades encontradas no ambiente de trabalho. Cadernos da FUCAMP, v. 7, n. 7, 2008.

VALORIA, C. S; CZARNESKI, F.; CERQUEIRA, L. S. Análise da qualidade de vida no trabalho dos alunos do ICEAC/FURG em atividades de estágio. CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. 4. Anais... Porto Alegre, RS, Brasil, 2016.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

WALTON, R. E. Quality of working life: what is it? Slow Management Review, v. 15, n. 1, p. 11-21, 1973.

WERTHER, J. R. W.; DAVIS, K. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw Hill, 1983.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Marques, C. S., Maggioni, M. B. L., Rodrigues, A. M., Costa, V. M. F., & Gai, M. J. P. (2020). Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso em uma organização militar da região central do RS. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/30400

Edição

Seção

Contribuição Teórica