Formação Crítica dos Administradores: Relatos de uma Experiência Pedagógica

Autores

  • Carolina Machado Saraiva UFOP
  • Jussara Jéssica Pereira Doutoranda da FGV/SP
  • Ana Flávia Rezende Doutoranda da UFMG

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica, Ensino, Pesquisa, Administração, Emancipação.

Resumo

Entendendo a formação crítica dos administradores como uma tarefa necessária, em um quadro geral de semiformação (ADORNO, 1995), pretendeu-se, com este artigo, descrever uma experiência pedagógica no campo da pesquisa em Administração. Esta experiência propunha-se a dialogar com os alunos acerca do papel substantivo da pesquisa, buscando retirá-la da esfera instrumental em que normalmente é colocada nos cursos de Administração. Não foi a pretensão do texto tecer relações de causa e efeito sobre as respostas dos entrevistados, mas refletir, com base nelas, sobre a condição pedagógica do curso de administração, historicamente situada, pela ideologia capitalista. Para Andreas Gruschka (2014), a pedagogia promete a universalidade social da formação, entretanto, o atual sistema de ensino, baseado no sistema de valores capitalista, contém sua proposta esclarecedora corrompida. É preciso, portanto, por meio de uma “educação negativa”, resgatar o potencial libertador e formativo. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise das respostas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, a qual permitiu a descrição sistemática do conteúdo da comunicação além de facilitar seu recorte, dividindo o conteúdo em categorias. Além disso, foi realizado um estudo descritivo e exploratório sobre a experiência de um projeto intitulado “Aprendendo a Ser Pesquisador: o uso da metodologia dialética como base para a formação de pesquisadores em Administração”, desenvolvido com o intuito de estimular a adoção de uma posição reflexiva dos alunos de graduação em Administração. Como resultado principal, observou-se que muitos alunos atribuíam à pesquisa um caráter funcional e utilitarista, concluindo-se que os alunos aceitam as informações e teorias apresentadas sem questionamento.

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Biografia do Autor

Carolina Machado Saraiva, UFOP

Profa. Doutora da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Observatório C.A.F.Ē. – Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração.

Jussara Jéssica Pereira, Doutoranda da FGV/SP

Doutoranda em Administração pela FGV EAESP. Pesquisadora do Observatório C.A.F.Ē. – Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração.

Ana Flávia Rezende, Doutoranda da UFMG

Doutoranda em Administração pela UFMG. Pesquisadora do Observatório C.A.F.Ē. – Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

Saraiva, C. M., Pereira, J. J., & Rezende, A. F. (2019). Formação Crítica dos Administradores: Relatos de uma Experiência Pedagógica. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/27524

Edição

Seção

Contribuição Vivencial