Diferentes Tipos de Promoções e seus Impactos sobre o Desempenho da Empresa: Uma Análise por Classes de Renda

Autores

  • Érika Lombardi Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) Universidade de São Paulo (USP)
  • Kavita Miadaira Hamza Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) Universidade de São Paulo (USP) http://orcid.org/0000-0002-3586-5587
  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0001-5185-731X

Palavras-chave:

Trade Marketing, Promoção de Vendas, Composto de Marketing, Marketing Mix, Classe de Renda.

Resumo

Em um ambiente cada vez mais competitivo, a atividade de Trade Marketing assume um papel fundamental na estrutura de gestão de empresas do ramo varejista. Entre as diversas ferramentas de Trade Marketing utilizadas no ponto de venda, destaca-se a promoção de vendas. O conhecimento mais profundo do canal, bem como de seu consumidor, possibilita o melhor planejamento e estruturação de promoções específicas, aumentando a probabilidade de que os resultados obtidos estejam de acordo com os esperados para cada tipo de promoção. Considerando este contexto, o presente artigo objetiva identificar de que maneira as variadas promoções de vendas praticadas em canais pertencentes a diferentes perfis socioeconômicos impactam nos indicadores de desempenho da organização. Para tanto, foram analisados os resultados de 103 lojas de uma grande empresa do ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, segmentados de acordo com perfil de renda (A/B, B/C e C/D) da região onde as lojas se localizavam. As evidências sugeriram papel importante dessa segmentação, uma vez que a resposta de indicadores de desempenho dos pontos de venda variou entre os tipos de promoção e classes de renda. Os resultados apontam que a consideração da restrição financeira dos consumidores é importante para a escolha mais adequada de promoções de vendas, mas também outros fatores devem ser levados em conta, como o período específico de vigência das promoções, os produtos envolvidos, a existência de novos lançamentos, entre outros.

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Biografia do Autor

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade Estadual de Maringá

Possui Doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), MBA em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Coordenador de Educação e Empreendedorismo da Central Única das Favelas de São Paulo (CUFA-SP) realizando projetos na Favela de Paraisópolis. Leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing e Inovação no Mercado de Baixa Renda em diversos cursos de especialização e MBA's como Fundação Instituto de Administração (FIA), Saint Paul Escola de Negócios, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e é avaliador de artigos em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Baixa Renda.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Lombardi, Érika, Hamza, K. M., & Nogami, V. K. da C. (2018). Diferentes Tipos de Promoções e seus Impactos sobre o Desempenho da Empresa: Uma Análise por Classes de Renda. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25737

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica