Desenvolvimento de Práticas de Monitoramento Analítico: O Caso da Política Socioeducativa em Minas Gerais

Authors

  • Vitor Sousa Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Monitoramento e Avaliação, Gestão por Resultados, Política socioeducativa, Monitoramento Analítico

Abstract

O artigo visa difundir a concepção de monitoramento analítico como tecnologia de gestão social de potencial inovador para as burocracias estatais. Diante disso, propõe-se a transformação da cultura das organizações, no sentido de configurar práticas de monitoramento analítico na gestão de políticas públicas. Serão apresentados os principais desfechos das reformas gerenciais do setor público, que colocaram em pauta os temas de gestão para resultados e Monitoramento & Avaliação (M&A). A partir disso, serão exibidos os entraves e as sugestões para a transformação da cultura organizacional, o que envolve o aperfeiçoamento dos sistemas de M&A, de modo a prover indicadores e gerar informações apropriadas ao exercício analítico. Por fim, será apresentado o case da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE) em Minas Gerais, mostrando uma análise empírica sobre os usos e as práticas do monitoramento na política de atendimento ao adolescente em conflito com a Lei, além de recomendações para a promoção de uma cultura avaliativa na Instituição.

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Author Biography

Vitor Sousa Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2015). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pelo Estado de Minas Gerais. Atualmente locado na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

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Published

2018-09-04

How to Cite

Gonçalves, V. S. (2018). Desenvolvimento de Práticas de Monitoramento Analítico: O Caso da Política Socioeducativa em Minas Gerais. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(2). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25532

Issue

Section

Contribuição Teórica