Os Resultados da Implementação da Política de Cotas em um Campus Universitário Federal no Interior do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Luca Buckup Cohen FGV-SP
  • Marina Katurchi Exner FGV-SP
  • Peterson Elizandro Gandolfi UFU - FAGEN

Palavras-chave:

Política de Cotas, Desempenho Universitário, Estudo de Caso, Campus Avançado, Universidade Federal

Resumo

Este trabalho visa analisar os resultados da implementação da política de cotas no Campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Como objetivos específicos, optou-se por verificar uma dimensão quantitativa, analisando se houve diferença entre o desempenho de estudantes que entraram por cotas e de estudantes que não entraram por cotas, e identificar as dimensões qualitativas relacionadas ao pertencimento e identificação do aluno com a Universidade. Do ponto de vista quantitativo, a pesquisa buscou analisar todas as notas dos estudantes, desde o início da implementação das cotas no ano de 2013, avaliando o desempenho dos estudantes cotistas e não cotistas a partir de um indicador relacionado às notas finais por disciplinas. Do ponto de vista qualitativo, foram realizadas 55 entrevistas com os vários atores do Campus, representados por estudantes cotistas e não cotistas, professores, coordenadores e representantes das lideranças estudantis, os quais abordaram categorias como defasagem, informação, satisfação, desempenho e dimensão política. Como resultados, pode-se concluir que, de fato, não há diferenças relevantes entre alunos cotistas e não cotistas, quanto ao desempenho acadêmico e quanto à sensação de pertencimento na Universidade. Ainda, não foi constatado um ambiente político no Campus em que haja abertura para que se discuta temas como cotas e meritocracia, por exemplo. 

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Biografia do Autor

Luca Buckup Cohen, FGV-SP

Estudante de graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, está escrevendo seu TCC sobre o arranjo político-administrativo da cidade de São Paulo. Áreas de interesse e de pesquisa em extensão: Políticas Públicas, Ciência Política Aplicada, Comunicação e Direito Constitucional

Marina Katurchi Exner, FGV-SP

Estudante de Administração Pública pela FGV/EAESP. Ao longo da graduação, foi membra da equipe pedagógica do Cursinho FGV e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP - FGV). Atualmente, é estagiária no Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), no qual trabalha com governos estaduais e municipais parceiros para integrar a inovação e a tecnologia nas redes públicas de ensino, por meio do desenvolvimento de Planos de Inovação e Tecnologia Educacional e da implantação e operacionalização de Espaços de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores. Áreas de interesse e de pesquisa em extensão: primeira infância, educação, desenvolvimento local e políticas públicas.

Peterson Elizandro Gandolfi, UFU - FAGEN

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Mestre em Administração pela FAGEN/UFU. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - Curso Mestrado Profissional. Docente nos cursos de graduação do Campus de Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia e coordeno o CIEPS - Centro de Incubação em Empreendimentos Populares e Solidários do Campus Patos de Minas, atuando em vários projetos de extensão. Áreas de interesse de pesquisa e extensão: gestão em saúde (tema do doutorado), gestão do terceiro setor e economia solidária (projetos de extensão) e processos de análise de dados para tomada de decisão.

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Publicado

2018-06-09

Como Citar

Cohen, L. B., Exner, M. K., & Gandolfi, P. E. (2018). Os Resultados da Implementação da Política de Cotas em um Campus Universitário Federal no Interior do Estado de Minas Gerais. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24061

Edição

Seção

Contribuição Teórica