Os Estudos em Administração se Perderam no Meio do Caminho? Ideias para Pesquisas mais Construtivas e Inovadoras

Authors

  • Mats Alvesson
  • Jörgen Sandberg

Keywords:

Desenvolvimento de teorias. Problematização. Métodos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Questões sobre pesquisa.

Abstract

Apesar do grande crescimento no número de artigos em administração publicados durante as últimas três décadas, existe uma escassez de pesquisas de alto impacto em estudos sobre administração. Nós acreditamos que a principal razão por trás dessa escassez paradoxal é o predomínio quase total de pesquisas de identificação de lacunas em estudos sobre administração. Esse predomínio é ainda mais paradoxal quando é bem sabido que pesquisas de identificação de lacunas raramente culminam em teorias influentes. Identificamos três principais forças agindo por trás desse duplo paradoxo: condições institucionais, normas profissionais e as construções de identidade dos pesquisadores. Discutimos o quanto algumas mudanças específicas nessas forças podem reduzir a escassez de teorias influentes de estudos em administração. Também apontamos para duas metodologias que podem encorajar e facilitar uma pesquisa mais construtiva e inovadora e revisões de normas e identidades acadêmicas.

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Author Biographies

Mats Alvesson

Professor no Departamento de Administração de Negócios, Universidade Lund e na Escola de Administração da Universidade de Queensland.

Jörgen Sandberg

Professor na Escola de Administração da Universidade de Queensland.

Published

2017-05-13

How to Cite

Alvesson, M., & Sandberg, J. (2017). Os Estudos em Administração se Perderam no Meio do Caminho? Ideias para Pesquisas mais Construtivas e Inovadoras. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(3). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/21443

Issue

Section

Contribuição Teórica