Estratégias de Profissionais em uma Cultura Distinta: Da Intramobilidade à Construção Artesanal da Interculturalidade Intranacional

Autores

  • Aline Craide UFBa
  • Tânia Maria Fischer CIAGS/UFBa

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.17963

Palavras-chave:

Intramobilidade, Interculturalidade Intranacional, Gestão Artesanal, História de Vida, Gestão de Pessoas

Resumo

Este estudo buscou identificar e analisar como quatro profissionais que realizaram a intramobilidade e foram contratados por organizações pertencentes ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, na Bahia, percebem e vivenciam a interculturalidade intranacional. Para tanto, além da análise teórica sobre os conceitos-chave, realizaram-se entrevistas narrativas, as quais permitiram construir a história de vida destes quatro profissionais. Os resultados apontam que os profissionais percebem a intramobilidade como uma chance de crescimento profissional. Além disso, migrar para a Bahia gerou diferentes estranhamentos culturais, sendo que os desafios se atrelaram essencialmente ao âmbito pessoal. Apesar disso, constatou-se que a interculturalidade intranacional pode despertar bons sentimentos nas pessoas, mas pode se tornar prejudicial para as organizações, caso não haja preocupação com o suporte mínimo a esses profissionais que chegam com boas expectativas ao novo local de trabalho, o que torna o artesanato de si uma arte e não uma mera questão de sobrevivência em uma cultura diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Craide, UFBa

Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e Professora Permanente do CIAGS/UFBA. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: cultura organizacional, mobilidade, intramobilidade, interculturalidade, gestão intercultural, expatriação, gestão de pessoas.

Tânia Maria Fischer, CIAGS/UFBa

Doutora em Administração pela USP, Mestre em Administração pelo PPGA/ EA/UFRGS, Bacharel em Pedagogia pela UFRGS. Professora Titular da UFBA, coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

Craide, A., & Fischer, T. M. (2012). Estratégias de Profissionais em uma Cultura Distinta: Da Intramobilidade à Construção Artesanal da Interculturalidade Intranacional. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.17963

Edição

Seção

Contribuição Teórica