O Caso da Renda Renascença: Uma Análise sobre as Decisões de Compra de Produtos Culturais
Abstract
O estudo do comportamento do consumidor brasileiro a partir da sua decisão de compra vem sendo investigado pela academia do marketing, principalmente observando os fatores que influenciam a decisão do consumidor no processo de compra. Contudo, este artigo apresenta um novo foco para o estudo do processo de decisão de compra, com uma perspectiva de um produto com forte apelo da tradição cultura. Após o estudo do fenômeno, cinco fatores de influência de compra foram escolhidos para esta pesquisa: cultura, papeis e posições sociais, grupos de referência, situacionais e família. Em seguida, também foram definidas duas variáveis de tipificação de compra: encantamento e imediatismo. Com o questionário definido, 50 pessoas responderam o modelo que posteriormente foi validado no TRI - Teste de Resposta ao Item, após os ajustes no instrumento a coleta foi realizada com mulheres que compraram renda renascença de 02 a 12 de julho de 2015, durante a XVI edição da FENEARTE – Feira Nacional de Negócio do Artesanato, realizada em Olinda, Pernambuco. Após a coleta, os dados quantitativos foram analisados com o teste de Qui-quadrado para testar a significância estatística da associação entre fatores de influência escolhidos e as duas variáveis de compra. Com os resultados apresentados, das 10 hipóteses definidas, 4 hipóteses da compra por contemplação não foram refutadas, bem como, 2 hipóteses da compra por impulso. Na conclusão do artigo são apresentadas as diferenças dos cinco fatores que influenciam o processo de decisão de compra por impulso e contemplação de produtos com tradição cultural.