Por que as Pessoas Maduras Doam mais Dinheiro e/ou Bens? Estudo Realizado com Doadores com mais de 50 Anos no Espírito Santo - Brasil
Keywords:
Marketing Social, Filantropia, Doação de dinheiro/bensAbstract
O objetivo deste estudo foi evidenciar os motivos que favorecem a doação de dinheiro e/ou bens por pessoas maduras no estado do Espírito Santo, Brasil, no ano de 2015. Para alcançá-lo, primeiro fez-se uma revisão da literatura sobre o tema. Em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando a técnica da análise de conteúdo por meio de 12 entrevistas semiestruturadas com pessoas na faixa etária entre 50 e 65 anos. Conclusivamente, foram identificadas 26 variáveis, categorizadas em cinco grupos, os quais, na visão dos entrevistados, tendem a motivar as doações de dinheiro e/ou bens provindos das pessoas maduras. As características socioeconômicas, a influência da religião, os benefícios psicológicos, a identificação com a causa e a contribuição social tendem a interferir na decisão da pessoa madura a doar dinheiro e/ou bens para a caridade. Sabendo disto, os gestores das instituições de caridade podem planejar melhor as suas ações de marketing para atrair esse perfil de doador. Além disso, as autoridades competentes podem também estabelecer políticas públicas para promover e aumentar o montante a ser doado por este público e ainda facilitar o repasse do recurso a ser doado para determinadas instituições de caridade.