O Mercado Cultural e o Protagonismo Feminino: A Música da Jovem Guarda

Authors

  • Marcelo Dantas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT.
  • Marilda Santanna UFBA

Keywords:

Identidade cultural, Cultura Brasileira, Mercado, Gestão Cultural

Abstract

O movimento musical da Jovem Guarda, surgido nos anos 1960, teve grande impacto na modernização do mercado musical brasileiro, influenciando o consumo cultural e o comportamento. Este estudo analisa uma de suas características fundamentais: o protagonismo feminino nesse mercado, o qual influenciou as mulheres brasileiras na revolução dos costumes. A partir do sucesso de artistas como Wanderléa, Martinha, Rosemary, Elizabeth, Vanusa - e da influência de sua imagem e discurso nas mídias -, as mulheres jovens da época lideraram uma verdadeira revolução de comportamento no Brasil, quebrando o tabu da virgindade, adotando a pílula como método anticoncepcional, a moda como expressão de uma nova liberdade e a ambição profissional como novo horizonte de vida. A Jovem Guarda não assumia conotações ideológicas, mas sua influência foi fundamental na modernização da sociedade brasileira.

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Author Biographies

Marcelo Dantas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT.

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris VII – Dennis Diderot, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Pública  e Graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor Adjunto do CECULT – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Professor Pesquisador do CIAGS – Centro Interdisciplinar de Gestão Social da UFBA, nas áreas de Economia da Cultura, Gestão Cultural, Identidade e Cultura, Cultura Organizacional, Diversidade Cultural e Gestão Pública e Social. Livros publicados: DANTAS, Marcelo. Olodum – De bloco afro a holding cultural. Salvador: Editora Grupo Cultural Olodum – Casa de Jorge Amado, 1994. 132 p.; FREITAS, Maria Ester de; DANTAS, Marcelo (Org.). Diversidade Sexual e Trabalho. São Paulo: Editora Cengage, 2012. 380 p.

mdantas50@gmail.com

Marilda Santanna, UFBA

Professora Doutora Associada do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade Pós-cultura IHAC-UFBA. Coordenadora do grupo de pesquisa Canto de cada canto, associado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT. Cantora com três álbuns lançados (1994, 2002, 2013). Livros publicados: As Donas do Canto: uma interpretação sociológica das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador. Salvador: EDUFBA, 2009; Caymmi 100: panoramas diversos (Org.). Salvador: EDUFBA, 2014; As Bambas do Samba: mulher e poder na roda. (Org.). Salvador: EDUFBA, 2016.

marilda_santanna@yahoo.com

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Published

2018-05-03

How to Cite

Dantas, M., & Santanna, M. (2018). O Mercado Cultural e o Protagonismo Feminino: A Música da Jovem Guarda. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(3). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12524

Issue

Section

Contribuição Teórica