Saneamento e Qualidade das Águas dos Rios em Salvador, 2007-2009

Autores

  • Luiz Roberto Santos Moraes
  • Maria Lúcia Politano Álvares
  • Fernando Pires dos Santos
  • Nicholas Carvalho de Almeida Costa

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.12067

Palavras-chave:

Rios, Qualidade da Água, Saneamento Básico, Salvador

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir os resultados da qualidade das águas das bacias hidrográficas de Salvador, 2007-2009, com base no resultado da pesquisa “Qualidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador”. O estudo faz uma reflexão acerca da degradação ambiental desses rios e as condições de saneamento básico, com ênfase na precariedade do serviço público de esgotamento sanitário, mesmo após a realização de elevados investimentos, das bacias hidrográficas dos rios dos Seixos-Barra/Centenário, Camarajipe, Cobre, Ipitanga, Jaguaribe, Lucaia, Ondina, Paraguari, Passa Vaca, Pedras/ Pituaçu, Ilha de Maré e Ilha dos Frades. O estudo mostrou que as análises das amostras de água das bacias apresentaram elevados percentuais de amostras fora do padrão quanto a coliformes termotolerantes, DBO5, OD e Fósforo Total, indicando uma forte presença de esgotos sanitários nos rios do Município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Santos Moraes

Professor titular em saneamento e participante especial do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde contribui com o Grupo de  Saneamento e Saúde Ambiental. Suas áreas de interesse incluem o saneamento ambiental, a saúde ambiental e a política, planejamento e gestão de serviços públicos de saneamento básico

Maria Lúcia Politano Álvares

Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Possuiu experiência na área de Engenharia Sanitária e atualmente é Consultora e Engenheira de Projetos.

Fernando Pires dos Santos

Professor titular no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Ciência e Tecnologia,  aonde ele leciona as disciplinas Avaliação de Impacto Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Gestão de Risco e coordena a o Programa Multinstitucional de Educação Ambiental - PEA/ODEBRECHT.

Nicholas Carvalho de Almeida Costa

Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos, especialidade em Planejamento e Gestão da Água, pela Universidade de Évora/Portugal e especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Atua nas áreas de saúde humana e serviços sociais, administração e políticas públicas, captação, tratamento e distribuição de água.

Downloads

Publicado

2012-02-05

Como Citar

Moraes, L. R. S., Álvares, M. L. P., Santos, F. P. dos, & Costa, N. C. de A. (2012). Saneamento e Qualidade das Águas dos Rios em Salvador, 2007-2009. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.12067

Edição

Seção

Contribuição Teórica