Doutorado em Besteirologia: O Uso do Riso como Instrumento Terapêutico

Authors

  • Vanessa Amaral Prestes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.11716

Keywords:

Voluntários, Palhaços, Projeto, Hospital, Palha-Assada.

Abstract

O presente exercício fotoetnográfico foi realizado em 2014 com o grupo de estudantes que trabalham no Programa de Extensão “Palha-assada” da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Durante a pesquisa, foram acompanhadas as visitas dos doutores-palhaços aos hospitais da cidade e também a capacitação prévia obrigatória (chamada por eles de “Doutorado em besteirologia”). Tal preparação ocorre em um semestre e objetiva desenvolver, nos voluntários, a capacidade de improviso e, também, orientá-los sobre a importância da segurança e dos cuidados que envolvem o ambiente hospitalar. Após receber seu diploma de doutor-palhaço, o voluntário passa a fazer parte do dia a dia das enfermarias, utilizando a figura do palhaço como um “besteirologista”, concentrando-se na construção de uma relação lúdica com as crianças, além de conquistar abertura para novas experiências, o prazer de se sentir útil, a criação de novos vínculos de pertencimento e a afirmação do sentido comunitário, tudo isso brincando e harmonizando-se com seu semelhante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Amaral Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração na área de Gestão de Pessoas – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Published

2015-04-09

How to Cite

Prestes, V. A. (2015). Doutorado em Besteirologia: O Uso do Riso como Instrumento Terapêutico. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.11716

Issue

Section

Contribuição Fotográfica