Estudos Baseados em Prática: Conceitos, História e Perspectivas

Authors

  • Marcelo Bispo

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10058

Keywords:

Estudos Baseados em Prática, Prática, Comunidades de Prática, Teoria Ator-Rede, Estudos no Local de Trabalho

Abstract

Com o avanço dos estudos organizacionais no que se refere a aspectos subjetivos, tácitos e estéticos, surge a necessidade de adequações ontológicas, epistemológicas, teóricas e metodológicas. Dentro desse avanço, o movimento dos Estudos Baseados em Prática (EBP) capta a atenção de muitos pesquisadores ao redor do mundo. Este artigo tem como seu principal objetivo organizar, sistematizar, sintetizar e apresentar os princípios do movimento dos Estudos Baseados em Prática a partir dos seus principais conceitos, história e perspectivas. A pesquisa busca contribuir para organizar alicerces que permitam o desenvolvimento de uma agenda brasileira de pesquisa organizacional pautada pelos Estudos Baseados em Prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcelo Bispo

Professor da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências (NAC) da UFPB. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração  e Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo e Bacharel em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi.

Published

2013-04-20

How to Cite

Bispo, M. (2013). Estudos Baseados em Prática: Conceitos, História e Perspectivas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10058

Issue

Section

Contribuição Teórica