Da Tradição à Modernidade: O Savoir-faire do Mestre de Ofício na Produção da Cerveja e da Cachaça Artesanais

Autores

  • Márcia Mazzeo Grande
  • Valquíria Padilha
  • Bruno Ferrari Pain
  • Fernando Julian de Souza Florian

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.10052

Palavras-chave:

Savoir-Faire Artesanal, Mestre Artesão, Cerveja Artesanal, Cachaça Artesanal.

Resumo

Este artigo trata do papel central do mestre de ofício no fazer artesanal, partindo da compreensão de que seu savoir-faire lhe permite atuar na produção e no produto, conferindo-lhes um caráter artesanal.  Encontramos na produção da cerveja e da cachaça artesanais, no interior paulista, elementos que dão sustentação a essa premissa. A partir de uma pesquisa qualitativa elaboramos nossas análises segundo três eixos temáticos: (a) o savoir-faire do mestre na concepção, na produção e na comercialização do seu produto; (b) o aprendizado do mestre e; (c) a formação de aprendizes. Concluímos que o modo de produção artesanal mantém, com base na centralidade do mestre, a unidade entre concepção-produção-comercialização, mas que apresenta características que ora coincidem e ora se distanciam do perfil do mestre-artesão clássico apresentado na literatura. Finalizamos afirmando que há um lugar social e econômico para os mestres artesãos e para o fazer artesanal - ainda que num cenário em que predomina a produção industrializada em grande escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Mazzeo Grande

Professora de gestão da produção e logística no Departamento de Administração da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto-SP. Doutora em Engenharia  pela Escola Politécnica da USP.

Valquíria Padilha

Professora de sociologia no Departamento de Administração da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto-SP. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), fez pós-doutorado na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e na Téluq-UQAM, em Montreal (Canadá). É autora de “Shopping center: a catedral das mercadorias” (Boitempo, 2006), organizadora de “Dialética do Lazer” (Cortez, 2006) e co-organizadora de “Retratos do trabalho no Brasil” (EDUFU, 2009). 

Bruno Ferrari Pain

Graduando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, USP (Universidade de São Paulo) campus de Ribeirão Preto-SP. Foi presidente do Centro Acadêmico Flaviana Condeixa Favaretto. Possui experiência com finanças no Agronegócio. Atualmente trabalha na FG/AGRO Finanças Gestão e Energia.

Fernando Julian de Souza Florian

Graduando em Administração de Empresas pela FEA-RP, Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto-SP.

Downloads

Publicado

2012-09-05

Como Citar

Grande, M. M., Padilha, V., Pain, B. F., & Florian, F. J. de S. (2012). Da Tradição à Modernidade: O Savoir-faire do Mestre de Ofício na Produção da Cerveja e da Cachaça Artesanais. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.10052

Edição

Seção

Contribuição Teórica