O Poder sob o Controle dos Trabalhadores: A Proposta de Estatização da Flaskô

Autores

  • Dimitri Augusto da Cunha Toledo
  • Ana Carolina Guerra

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9891

Palavras-chave:

Flaskô, Estatização, Fábrica Ocupada

Resumo

Este artigo analisa a proposta de estatização de uma fábrica ocupada, Flaskô, procurando compreender o significado dessa mudança para os seus trabalhadores. Assim, o caminho teórico seguido refere-se à discussão da Flaskô e à ideia da estatização. Por tratar-se de um trabalho empírico qualitativo, utilizou-se como fonte de coleta de dados a observação participante, a análise documental, o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A partir dos dados coletados, conclui-se que a estatização é defendida pelos trabalhadores como solução para as dívidas da organização e como uma proposta de mudança política da sociedade. Isso porque os trabalhadores defendem que a gestão da fábrica, mesmo após a estatização, seja feita por eles mesmos, isto é, que o poder esteja efetivamente em suas mãos.  Percebe-se, assim, que a proposta vai além das questões de posse, de acumulação do poder, passando por uma discussão de organização social do trabalho. Isso significa uma proposta de ruptura, uma mudança das relações de poder, do poder que emana do indivíduo e da sua organização e não do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimitri Augusto da Cunha Toledo

Economista pela Universidade Federal de São João Del Rei, mestre em Administração pelo Cepead/UFMG, na área de Estudos Organizacionais e Sociedade. Pesquisador do NEOS-UFMG (Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade). Doutorando em Administração na UFMG. Professor da UNIFAL, Campus Varginha-MG.

Ana Carolina Guerra

Professora Assistente II do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. Especialista em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor pela UFSJ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Administração da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Downloads

Como Citar

Toledo, D. A. da C., & Guerra, A. C. (2016). O Poder sob o Controle dos Trabalhadores: A Proposta de Estatização da Flaskô. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9891

Edição

Seção

Contribuição Teórica