Governança ajuda ou atrapalha? Reflexões sobre a gestão educacional local
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9886Palavras-chave:
Governança, Gestão Educacional, Educação PúblicaResumo
A atenção que a educação pública vem recebendo aumentou consideravelmente nos últimos dez anos. Além dos programas e diretrizes estabelecidos pelos governos federal e estadual, os gestores educacionais do âmbito local lidam com a influência externa em seu trabalho cotidiano realizado dentro das secretarias. Essa influência é exercida por um conjunto de entidades representando distintos interesses que, genericamente, ora denominado Atores Externos ao Poder Público (AEPPs). O artigo analisa como esses AEPPs têm atuado no campo da gestão educacional. Para isso, utiliza o quadro teórico de governança, que permite aprofundar a análise das interfaces entre atores do poder público e atores não estatais. Em geral, a ideia de governança recebe uma imagem positiva, mas a análise de alguns dos principais programas de capacitação dos gestores educacionais locais fomentados pelos AEPPS exemplificou a situação em que essa interface não produz efeitos úteis aos objetivos formalmente propostos, sendo uma evidência empiricamente observável de arranjos de governança ruins.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Hoyler, T., Burgos, F., Bresler, R., & Paulics, V. (2016). Governança ajuda ou atrapalha? Reflexões sobre a gestão educacional local. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9886
Edição
Seção
Contribuição Teórica