Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio

Autores

  • Cristiana Trindade Ituassu Centro Universitário UNA
  • Matheus Santana Abreu Centro Universitário UNA
  • Rodrigo Hilário Fiche Centro Universitário UNA
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i1.9069

Palavras-chave:

Marketing, Estudos Organizacionais, Pós-modernidade, Pós-modernismo, Consumo

Resumo

Propomos uma aproximação entre o Marketing e os Estudos Organizacionais (EO), pela via da crítica. Considerando a centralidade do consumo na pós-modernidade, não lhe cabem posições marginais neste campo do conhecimento. E, se a compreensão do consumo, especialidade do Marketing, é útil para os EO, a contribuição que os EO podem oferecer liga-se aos estudos críticos em gestão, capazes de auxiliar na construção de teorias e práticas mercadológicas menos alienadas e alienantes. Recomendamos pensar essas questões buscando uma perspectiva nacional, considerando nossa tradição crítica autônoma, o papel do país como grande mercado e o crescimento do consumo em terras brasileiras.

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Biografia do Autor

Cristiana Trindade Ituassu, Centro Universitário UNA

Doutora em Administração pela FGV-SP, Mestre em Administração pela UFMG, Especialista em Marketing e Graduada em Comunicação Social pela PUC Minas. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA, na Linha de Pesquisa “Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade”. Estuda temas relacionados à cultura do management e à produção de sentidos, além de outros assuntos relacionados à área de Organizações, numa perspectiva crítica (poder, simbolismo, cultura etc).

Matheus Santana Abreu, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA, MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral, Graduado em Administração pela PUC Minas. Diretor institucional da indústria Tecnosinter e do Conselho de Administração do Grupo Harma S/A. Participa do grupo de pesquisas e projetos do SINDIFER (Sindicato das Indústrias do Ferro de MG), do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisas de Empreendedorismo e Liderança pelo IFL (Instituto de Formação de Líderes) e é associado ao Instituto de Economia Austríaca Instituto Ludwig von Mises Brasil (IMB).

Rodrigo Hilário Fiche, Centro Universitário UNA

Bacharel em Engenharia Elétrica pela UFSJ (Universidade Federal de São João del Rey). Coordenador do Núcleo da Escola de Negócios e da Escola de Cultura e Sustentabilidade da UniverCemig - Universidade Corporativa da Cemig. Participa das Rede de Pesquisadores em Gestão do Conhecimento da CEMIG/Centro Universitário UNA. Tem experiência na área de Coordenação e Supervisão do Sistema Elétrico de Potência.

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Administração pela UFMG (2010), Mestre em Marketing pela UFSC e graduada em Administração pela PUC Minas. Professora Adjunta da UFOP. É coordenadora do Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração. Desenvolve pesquisas sobre o ensino em Administração e Estudos Críticos Organizacionais.

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Publicado

2014-09-20

Como Citar

Ituassu, C. T., Abreu, M. S., Fiche, R. H., & Maranhão, C. M. S. de A. (2014). Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i1.9069

Edição

Seção

Contribuição Teórica