Capturas do Silêncio: memórias do vazio em Lisboa

Autores

  • Catia Eli Gemelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Fotografias, Vivências, Lisboa

Resumo

A experiência da pandemia não é a mesma para todas as pessoas e são múltiplas as formas de expressar cada vivência. As fotografias podem exibir o mundo de maneiras particulares, mas também dizem de momentos e experiências coletivas. Este ensaio fotográfico apresenta algumas das memórias do meu período de doutoramento intercalar na cidade de Lisboa/Portugal, durante a pandemia provocada pela COVID-19. São capturas de luz à sombra da falta, da vida concretada, da noite calada, do (in)finito de cores e flores sem plateias. Os registros iniciaram em 18 de março – data em que o governo português declarou estado de emergência – até 17 de julho de 2020 – dia em que retornei ao Brasil. Para além do meu olhar, essas imagens compõem um patchwork de momentos fragmentados por vazios.

Biografia do Autor

Catia Eli Gemelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Referências

PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatística (INE). Disponível em: <https://www.ine.pt/>. Acesso em: 08 set. 2020.

PRESTES, V. A.; GRISCI, C. L. I. A Fotografia como Lugar de Memórias e Recurso Disparador da Fala no Trabalho Imaterial de Modelo de Moda. RIGS – Revista Interdisciplinar de Gestão Social, Salvador, v. 6, n. 3, p. 39-54, 2017.

WORLD TRAVEL AWARDS. Premiações 2019. Disponível em: <https://www.worldtravelawards.com/>. Acesso em: 08 set. 2020.

SAMAIN, E. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades, v. 10, n. 1, p. 151-164, 2012.

SILVA, P. M.; TITTONI, J.; AXT, M. Experimentações fotográficas: o tempo como tema-dispositivo na pesquisa com imagens. Informática na Educação: teoria & prática, v. 16, n. 2, p. 203-216, 2013.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Gemelli, C. E. (2021). Capturas do Silêncio: memórias do vazio em Lisboa. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/38771

Edição

Seção

Seção Temática