Habilidades Sociais e Gestão Social: possibilidades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.38092Palavras-chave:
Habilidades sociais, Desenvolvimento Local, Gestão SocialResumo
Este artigo propõe situar a temática das Habilidades Sociais (HSs) entre os interesses de ensino, pesquisa e extensão do campo da Gestão Social (GS). Mediante a discussão conceitual sobre o fenômeno das HSs e de suas repercussões sobre o bem-estar e sobre o processo de desenvolvimento local, busca-se estabelecer a pertinência e relevância do tema para estudantes, gestores e pesquisadores da área. Apresenta-se e comenta-se os principais desafios teóricos e metodológicos e propõe-se uma agenda de pesquisa, ensino e extensão e possibilidades de atuação prática.
Downloads
Referências
BEHESHTIFAR, M.; NOROZY, T. Social Skills: A Factor to Employees' Success. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v. 3, n. 3, p. 74-79, 2013.
BRINK, K.; COSTIGAN, R. Oral communication skills: are the priorities of the workplace and AACSB Accredited Business Program Aligned? Academy of Management Learning & Education, v. 14, n. 2, p. 205-221, 2015.
CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 1996.
CANÇADO, A. C.; TENÓRIO, F. G.; PEREIRA, J. R. GS: reflexões teóricas e conceituais. Cad. EBAPE.BR, v. 9, n. 3, p. 681-703, set. 2011.
DEAN, S. Soft skills needed for the 21st Century Workforce. Walden Dissertations and Doctoral Studies. Walden University, 2017.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes, 2018. [Versão Kindle]
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Habilidades Sociais e Análise do Comportamento: proximidade histórica e atualidades. Revista Perspectiva, v. 1, n. 2, p. 104-115, 2010.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 3, p. 413-420, 2003.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.; TORRES, C.; PONTES, A. Efeitos de uma intervenção sobre a topografia das habilidades sociais de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 2, n. 1, p. 11-22, 1998.
FISCHER, T. M. D. Poderes locais, desenvolvimento e gestão – uma introdução a uma agenda. In: FISCHER, T. M. D. (Org.). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002. p.12-32.
FLORIDA, R. Where the Skills Are. The Atlantic. Publicado em out. 2011, p. 77-78.
LIMA, C. de A.; SOARES, A. B.; SOUZA, M. S. de. Treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico. Psicol. clin., Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 95-121, abr. 2019.
LOUREIRO, C. Treino de Competências Sociais - Uma Estratégia em Saúde Mental: Técnicas e Procedimentos para a Intervenção. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, n. 9, p. 41-47, 2013.
MINTZBERG, H. The Nature of Managerial Work. New York: Harper & Row, 1973.
MURTA, S. G. Aplicações do Treinamento em Habilidades Sociais: Análise da Produção Nacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 2, p. 283-291, 2005.
OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Competências para o Progresso Social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.
PAKSOY, M.; SOYER, F.; ÇALIK, F. The impact of managerial communication skills on the levels of job satisfaction and job commitment. International Journal of Human Sciences, v. 14, n. 1, p. 642-652, 2017.
SOARES, A.; DEL PRETTE, Z. Habilidades sociais e adaptação à universidade: convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, vol.33, n.2 , p. 139-151, 2015.
TSENG, H.; YI, X.; YEH, H. Learning related soft skills among online business students in higher education. Computer in Human Behavior. In press, 2018.
UFBA. Manual de extensão universitária da UFBA/Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2014, 120 p.
VIEIRA-SANTOS, J.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Habilidades sociais de docentes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 3, p. e35253, 2018.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Partners in Life Skills Education: Conclusions from a United Nations Inter-Agency Meeting. 1999.
ZATKOVA, T.; POLACEK, M. Social skills as an important pillar of managerial success. Procedia Economics and Finance, v. 34, p. 587-593, 2015.