Habilidades Sociais e Gestão Social: possibilidades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão

Autores

  • Daniela Campos Bahia Moscon Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
  • Ernani Coelho Neto Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA)
  • Fabio Almeida Ferreira Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA)
  • Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA)
  • Karine Freitas Souza Universidade Federal da Bahia
  • Guilherme Marback Neto escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.38092

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Desenvolvimento Local, Gestão Social

Resumo

Este artigo propõe situar a temática das Habilidades Sociais (HSs) entre os interesses de ensino, pesquisa e extensão do campo da Gestão Social (GS). Mediante a discussão conceitual sobre o fenômeno das HSs e de suas repercussões sobre o bem-estar e sobre o processo de desenvolvimento local, busca-se estabelecer a pertinência e relevância do tema para estudantes, gestores e pesquisadores da área. Apresenta-se e comenta-se os principais desafios teóricos e metodológicos e propõe-se uma agenda de pesquisa, ensino e extensão e possibilidades de atuação prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Campos Bahia Moscon, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Doutora e mestre em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), graduada em Psicologia pela mesma instituição, onde atua como vice-chefe de departamento e professora Adjunta da Escola de Administração (EAUFBA). Desenvolve pesquisas nos campos do comportamento humano no trabalho e da gestão de pessoas. É membro do comitê científico da Divisão Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na ANPAD e Editora Associada da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho (rPOT).

Ernani Coelho Neto, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA)

Graduado em Administração de Empresas, mestre em Administração e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Foi Vice-Diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, onde atua como professor e pesquisador. Atualmente, é Coordenador do Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social e componente do eixo de economia da cultura, gestão criativa e turismo e do eixo de habilidades sociais.

Fabio Almeida Ferreira, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA)

PhD in Media Studies pela Universidade do Texas em Austin, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão Empresarial pela FGV/ICEF e bacharel em Administração pela UFBA. Atualmente, é professor da Escola de Administração da UFBA e professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Tem interesse nas áreas de criatividade, indústrias e territórios criativos e comunicação.

Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA)

Doutor em Administração na área de métodos quantitativos e informática pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre e bacharel em Administração pela UFRN. Atualmente, é professor efetivo da Escola de Administração da UFBA. Tem interesse na área de estatística aplicada à gestão.

Karine Freitas Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP. Mestre em Análise Regional pela Universidade Salvador - Unifacs. Especialista em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi-Morumbi. Possui pós-graduaçōes em Administração de Recursos Humanos e Gestão de Eventos. Graduada em Secretariado Executivo pela  Universidade Federal da Bahia. Docente no ensino superior desde 1997. Atual Chefe de Departamento da Escola de Administração da UFBA. Leciona na Universidade Federal da Bahia desde 2007 e também atua no mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania desde 2017.

Guilherme Marback Neto, escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola de Administração da UFBa. Doutor em Educação pela UNESP, Mestre em Administração pela UFBa e Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. Autor de diversos artigos e capítulos de livro sobre Gestão Universitária, Avaliação da Educação Superior e Comunicação Organizacional.

Referências

BEHESHTIFAR, M.; NOROZY, T. Social Skills: A Factor to Employees' Success. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v. 3, n. 3, p. 74-79, 2013.

BRINK, K.; COSTIGAN, R. Oral communication skills: are the priorities of the workplace and AACSB Accredited Business Program Aligned? Academy of Management Learning & Education, v. 14, n. 2, p. 205-221, 2015.

CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 1996.

CANÇADO, A. C.; TENÓRIO, F. G.; PEREIRA, J. R. GS: reflexões teóricas e conceituais. Cad. EBAPE.BR, v. 9, n. 3, p. 681-703, set. 2011.

DEAN, S. Soft skills needed for the 21st Century Workforce. Walden Dissertations and Doctoral Studies. Walden University, 2017.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes, 2018. [Versão Kindle]

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Habilidades Sociais e Análise do Comportamento: proximidade histórica e atualidades. Revista Perspectiva, v. 1, n. 2, p. 104-115, 2010.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 3, p. 413-420, 2003.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.; TORRES, C.; PONTES, A. Efeitos de uma intervenção sobre a topografia das habilidades sociais de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 2, n. 1, p. 11-22, 1998.

FISCHER, T. M. D. Poderes locais, desenvolvimento e gestão – uma introdução a uma agenda. In: FISCHER, T. M. D. (Org.). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002. p.12-32.

FLORIDA, R. Where the Skills Are. The Atlantic. Publicado em out. 2011, p. 77-78.

LIMA, C. de A.; SOARES, A. B.; SOUZA, M. S. de. Treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico. Psicol. clin., Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 95-121, abr. 2019.

LOUREIRO, C. Treino de Competências Sociais - Uma Estratégia em Saúde Mental: Técnicas e Procedimentos para a Intervenção. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, n. 9, p. 41-47, 2013.

MINTZBERG, H. The Nature of Managerial Work. New York: Harper & Row, 1973.

MURTA, S. G. Aplicações do Treinamento em Habilidades Sociais: Análise da Produção Nacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 2, p. 283-291, 2005.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Competências para o Progresso Social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.

PAKSOY, M.; SOYER, F.; ÇALIK, F. The impact of managerial communication skills on the levels of job satisfaction and job commitment. International Journal of Human Sciences, v. 14, n. 1, p. 642-652, 2017.

SOARES, A.; DEL PRETTE, Z. Habilidades sociais e adaptação à universidade: convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, vol.33, n.2 , p. 139-151, 2015.

TSENG, H.; YI, X.; YEH, H. Learning related soft skills among online business students in higher education. Computer in Human Behavior. In press, 2018.

UFBA. Manual de extensão universitária da UFBA/Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2014, 120 p.

VIEIRA-SANTOS, J.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Habilidades sociais de docentes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 3, p. e35253, 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Partners in Life Skills Education: Conclusions from a United Nations Inter-Agency Meeting. 1999.

ZATKOVA, T.; POLACEK, M. Social skills as an important pillar of managerial success. Procedia Economics and Finance, v. 34, p. 587-593, 2015.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Moscon, D. C. B., Coelho Neto, E., Ferreira, F. A., Lhamas, F. A. de M. P., Souza, K. F., & Marback Neto, G. (2021). Habilidades Sociais e Gestão Social: possibilidades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 10(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.38092

Edição

Seção

Seção Temática