A Potencialidade do Uso da Retórica para o Ensino de Administração

Autores

  • Rodrigo Guimarães Motta PUC-SP http://orcid.org/0000-0002-5331-0294
  • Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos PUC-SP
  • Maria Cristina Sanches Amorim PUC-SP
  • Jorge Vieira da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.34138

Palavras-chave:

Ensino em Administração, Aprendizagem em Administração, Leitura Retórica

Resumo

A dificuldade de alunos em compreender a literatura em cursos de graduação em Administração de Empresas é recorrente: é natural que textos de ciências sociais não se revelem facilmente ao leitor; pelo contrário, a compreensão exige método e disciplina. Isto posto, acredita-se que a retórica é um conhecimento e uma prática eficaz para ensinar graduandos a ler a teoria relativa à ciência social aplicada e às áreas específicas. Assim, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a potencialidade do uso da retórica ao ensino em cursos de graduação em Administração. A metodologia consiste na apresentação dos recursos retóricos para a leitura e no exercício de leitura retórica de um artigo sobre estratégia, The Capabilities of Market-Driven Organizations de George S. Day (1994), referência de alto impacto até hoje. Perante a análise desenvolvida, os resultados revelaram que a intenção de Day é persuadir o leitor a escolher seu modelo de estratégia, sem apresentar avanços teóricos, sendo sua principal contribuição autoral combinar elementos conhecidos de maneira organizada ao campo do management.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães Motta, PUC-SP

Doutor e mestre em Administração pela PUC/SP. Professor de Marketing e Vendas em cursos de extensão, graduação, pós-graduação e MBA, além de executivo e empresário atuante em algumas das principais empresas multinacionais e nacionais de bens de consumo e saúde.

Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, PUC-SP

Pós-doutora pela McGill University, doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP e mestra em Administração pela USP. Vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis e professora titular da PUC/SP.

Maria Cristina Sanches Amorim, PUC-SP

Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP e mestra em Economia pela USP. Professora titular no departamento de Economia e no programa de pós-graduação em Administração, coordenadora do grupo de pesquisa “Gestão, Economia e Política”, assim como coeditora da Revista de Ciências Médicas da Faculdade de Sorocaba da PUC/SP.

Jorge Vieira da Silva, PUC-SP

Doutor em Ciências Políticas pela PUC/SP e mestre em Administração pela PUC/SP. Professor de Governança Corporativa, Finanças Empresariais e Diplomacia Corporativa e Prevenção de Conflito na Ambra University (Orlando, Flórida, EUA) e professor pesquisador associado sênior do grupo de pesquisa em “Gestão, Economia e Política” do programa de pós-graduação em Administração da PUC/SP.

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Publicado

2021-02-22

Como Citar

Motta, R. G., Santos, N. M. B. F. dos, Amorim, M. C. S., & Silva, J. V. da. (2021). A Potencialidade do Uso da Retórica para o Ensino de Administração. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 10(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.34138

Edição

Seção

Contribuição Teórica