Diferentes Tipos de Promoções e seus Impactos sobre o Desempenho da Empresa: Uma Análise por Classes de Renda
Palavras-chave:
Trade Marketing, Promoção de Vendas, Composto de Marketing, Marketing Mix, Classe de Renda.Resumo
Em um ambiente cada vez mais competitivo, a atividade de Trade Marketing assume um papel fundamental na estrutura de gestão de empresas do ramo varejista. Entre as diversas ferramentas de Trade Marketing utilizadas no ponto de venda, destaca-se a promoção de vendas. O conhecimento mais profundo do canal, bem como de seu consumidor, possibilita o melhor planejamento e estruturação de promoções específicas, aumentando a probabilidade de que os resultados obtidos estejam de acordo com os esperados para cada tipo de promoção. Considerando este contexto, o presente artigo objetiva identificar de que maneira as variadas promoções de vendas praticadas em canais pertencentes a diferentes perfis socioeconômicos impactam nos indicadores de desempenho da organização. Para tanto, foram analisados os resultados de 103 lojas de uma grande empresa do ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, segmentados de acordo com perfil de renda (A/B, B/C e C/D) da região onde as lojas se localizavam. As evidências sugeriram papel importante dessa segmentação, uma vez que a resposta de indicadores de desempenho dos pontos de venda variou entre os tipos de promoção e classes de renda. Os resultados apontam que a consideração da restrição financeira dos consumidores é importante para a escolha mais adequada de promoções de vendas, mas também outros fatores devem ser levados em conta, como o período específico de vigência das promoções, os produtos envolvidos, a existência de novos lançamentos, entre outros.
Downloads
Referências
ALVAREZ, F. Trade marketing: a conquista do consumidor no ponto de vendas. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANGELO, Cláudio Felisoni; NIELSIN, Flávia Angelini Ghisi; FOUTO, Nuno. M. Martins. Dias. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saul Paul Editora, 2012.
CASTILLO, J. D. Trade Marketing. Madrid: Esic Editorial, 2000.
COSTA, A.; CRESCITELLI, E. Marketing Promocional para Mercados Competitivos. São Paulo: Atlas, 2003
CRESCITELLI, E.; SHIMP,T. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CÔNSOLI, M.A.; D’ANDREA, R. Trade Marketing: Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas S.A, 2010.
D’ANDREA, R.; CÔNSOLI, M. A; GUISSONI, L. A. Shopper Marketing: A Nova Estratégia Integrada de Marketing para a Conquista do Cliente no Ponto de Venda. Editora Atlas SA, 2000.
DAVIES, G. I. Trade Marketing Strategy. London: Paul Chapman, 1993.
ELMS, Jonathan; CANNING, Catherine; KERVENOAEL, Ronan; WHYSALL, Paul; HALLSWORTH, Alan. 30 years of retail change: where (and how) do you shop?. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 38, n. 11/12, p. 817-827, 2010.
GHERASIM, T. Sales Promotion. Universidade Gerogia Bacovia. Romênia, 2012.
KUMAR, V.; KARANDE, K. The Effect of Retail Store Environment on Retailer Performance. Journal of Business Research. v. 49, p. 167-181, 2000
KUMAR, N; RAJIV, S; JEULAND, A. Effectiveness of trade promotions: analyzing the determinants of retail pass through. Marketing Science, v. 20, n. 4, p. 382-404, 2001.
MALHOTRA; NARESH. Pesquisa de Marketing – Uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006
MOTTA, R. G; SANTOS, N; SERRALVO, F. Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
NOGAMI, Vitor Koki da Costa; VIEIRA, Francisco Giovanni David; MEDEIROS, Juliana. Reflexões acadêmicas e de mercado para o Marketing na base da pirâmide. Revista de Negócios, v. 17, n. 4, p. 55-73, 2012.
PARENTE, Juracy Gomes; BARKI, Edgard. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2014.
SERRALVO, F. A; JOÃO, B. N; CARDOSO, O. O. The importance of trade marketing on management relations in the consumer goods industry. International Journal of Business Research, v. 11, n. 6, p. 148-152, 2011.
SHANKAR, V; INMAN, J. J; MANTRALA, M; KELLEY, E; RIZLEY, R. Innovations in shopper marketing: current insights and future research issues. Journal of Retailing, v. 87, n. 1, p. 29-42, 2011
SILVA NETO, Nivaldo de Barro; MACEDO-SOARES, Diana van Aduard; PITASSI, Claudio. Adequação estratégica das áreas de trade marketing das empresas de bens de consumo atuando no Brasil. Revista ADM. MADE, v. 15, n. 1, p. 1-22, 2011.
VAN WATERSCHOOT, Walter; VAN DEN BULTE, Christophe. The 4P classification of the marketing mix revisited. Journal of Marketing, p. 83-93, 1992.