Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
Palavras-chave:
aposentadoria, professor, escola públicaResumo
Este filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social. O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento.
Downloads
Referências
Não se aplica, trata-se de uma contribuição audiovisual.