Por que as Pessoas Maduras Doam mais Dinheiro e/ou Bens? Estudo Realizado com Doadores com mais de 50 Anos no Espírito Santo - Brasil

Autores

  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Nivea Coelho Pereira Degasperi Fucape Business School
  • Rozélia Laurett Fucape Business School

Palavras-chave:

Marketing Social, Filantropia, Doação de dinheiro/bens

Resumo

O objetivo deste estudo foi evidenciar os motivos que favorecem a doação de dinheiro e/ou bens por pessoas maduras no estado do Espírito Santo, Brasil, no ano de 2015. Para alcançá-lo, primeiro fez-se uma revisão da literatura sobre o tema. Em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando a técnica da análise de conteúdo por meio de 12 entrevistas semiestruturadas com pessoas na faixa etária entre 50 e 65 anos. Conclusivamente, foram identificadas 26 variáveis, categorizadas em cinco grupos, os quais, na visão dos entrevistados, tendem a motivar as doações de dinheiro e/ou bens provindos das pessoas maduras. As características socioeconômicas, a influência da religião, os benefícios psicológicos, a identificação com a causa e a contribuição social tendem a interferir na decisão da pessoa madura a doar dinheiro e/ou bens para a caridade. Sabendo disto, os gestores das instituições de caridade podem planejar melhor as suas ações de marketing para atrair esse perfil de doador. Além disso, as autoridades competentes podem também estabelecer políticas públicas para promover e aumentar o montante a ser doado por este público e ainda facilitar o repasse do recurso a ser doado para determinadas instituições de caridade.

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Biografia do Autor

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Ph.D. em Gestão (uBi, Covilhã / Portugal). Professor Associado da FuCAPE Business School, Vitória/ES, Brasil. Mestrado em Administração (FurB, Blumenau), especialização em Administração e graduação em Engenharia Elétrica. Professor e pesquisador em Administração e Marketing. Pesquisador do CNPq e do NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais). Co-editor da Brazilian Business review. Especialização: Marketing em terceiro setor.

Nivea Coelho Pereira Degasperi, Fucape Business School

Mestre em Administração pela FuCAPE Business School. Graduada em Administração pela FAESA, MBA em Marketing Estratégico na universidade de Vila Velha - uVV. Pós-graduada em Administração Educacional da Faculdade São Camilo. Áreas principais: Gestão de Negócios, Marketing, Gestão de Educação Profissional e Tecnologia. Experiência com empresas privadas e sem fins lucrativos.

Rozélia Laurett, Fucape Business School

Doutoranda em Gestão na universidade da Beira interior (uBi – Covilhã/ Portugal), mestre em Administração pela FuCAPE Business School. Graduada em Administração pela universidade de Vila Velha - uVV, MBA em Gestão de Projetos (Metodologia PMi) pela uVV (2011), MBA em Gestão de recursos Humanos com ênfase em Psicologia, uNESC (2015). Trabalha nas seguintes áreas: Empreendedorismo, Gestão de Negócios, Marketing e recursos Humanos. Experiência com setor público, privado e sem fins lucrativos.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Mainardes, E. W., Degasperi, N. C. P., & Laurett, R. (2018). Por que as Pessoas Maduras Doam mais Dinheiro e/ou Bens? Estudo Realizado com Doadores com mais de 50 Anos no Espírito Santo - Brasil. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16729

Edição

Seção

Contribuição Teórica