Doutorado em Besteirologia: O Uso do Riso como Instrumento Terapêutico

Autores

  • Vanessa Amaral Prestes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.11716

Palavras-chave:

Voluntários, Palhaços, Projeto, Hospital, Palha-Assada.

Resumo

O presente exercício fotoetnográfico foi realizado em 2014 com o grupo de estudantes que trabalham no Programa de Extensão “Palha-assada” da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Durante a pesquisa, foram acompanhadas as visitas dos doutores-palhaços aos hospitais da cidade e também a capacitação prévia obrigatória (chamada por eles de “Doutorado em besteirologia”). Tal preparação ocorre em um semestre e objetiva desenvolver, nos voluntários, a capacidade de improviso e, também, orientá-los sobre a importância da segurança e dos cuidados que envolvem o ambiente hospitalar. Após receber seu diploma de doutor-palhaço, o voluntário passa a fazer parte do dia a dia das enfermarias, utilizando a figura do palhaço como um “besteirologista”, concentrando-se na construção de uma relação lúdica com as crianças, além de conquistar abertura para novas experiências, o prazer de se sentir útil, a criação de novos vínculos de pertencimento e a afirmação do sentido comunitário, tudo isso brincando e harmonizando-se com seu semelhante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Amaral Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração na área de Gestão de Pessoas – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Prestes, V. A. (2015). Doutorado em Besteirologia: O Uso do Riso como Instrumento Terapêutico. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.11716

Edição

Seção

Contribuição Fotográfica