Histórias Imaginárias para Fomentar o Desejo de Empreender

Autores

  • Adilma Gomes de Carvalho Madureira UFBA

Palavras-chave:

Irará, Ceramista, Cerâmica, Cultura, Tradição

Resumo

Este texto fictício é resultado de um trabalho de pesquisa na comunidade de ceramistas de Irará, Bahia, cujo objetivo foi identificar um potencial empreendedor cultural neste grupo. Narrado na primeira pessoa, trata-se de um roteiro de uma peça que pode ser encenada utilizando as técnicas do Teatro do Oprimido, em especial o Teatro Fórum, de Augusto Boal. Atualmente, cerca de duas dezenas de ceramistas, distribuídas em três comunidades rurais – Lajes, Caboronga e Mangueira –, mantêm a tradição de confeccionar, em barro extraído da região, a cerâmica utilitarista, a qual é comercializada, principalmente, na feira que acontece semanalmente na cidade. Esta tradição, no entanto, está morrendo, principalmente em função das dificuldades que são enfrentadas pelas ceramistas. Jussara, personagem que protagoniza a história, representa uma geração que não aceita sobreviver à base da venda das cerâmicas, mas, ao mesmo tempo, se inquieta com a possibilidade do fim desta tradição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilma Gomes de Carvalho Madureira, UFBA

Administradora e Acadêmica do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Bahia. Especializada em Organização, Sistemas e Métodos e em Marketing de Serviços.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Madureira, A. G. de C. (2016). Histórias Imaginárias para Fomentar o Desejo de Empreender. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10749

Edição

Seção

Contribuição Vivencial