Estudos Baseados em Prática: Conceitos, História e Perspectivas

Autores

  • Marcelo Bispo

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10058

Palavras-chave:

Estudos Baseados em Prática, Prática, Comunidades de Prática, Teoria Ator-Rede, Estudos no Local de Trabalho

Resumo

Com o avanço dos estudos organizacionais no que se refere a aspectos subjetivos, tácitos e estéticos, surge a necessidade de adequações ontológicas, epistemológicas, teóricas e metodológicas. Dentro desse avanço, o movimento dos Estudos Baseados em Prática (EBP) capta a atenção de muitos pesquisadores ao redor do mundo. Este artigo tem como seu principal objetivo organizar, sistematizar, sintetizar e apresentar os princípios do movimento dos Estudos Baseados em Prática a partir dos seus principais conceitos, história e perspectivas. A pesquisa busca contribuir para organizar alicerces que permitam o desenvolvimento de uma agenda brasileira de pesquisa organizacional pautada pelos Estudos Baseados em Prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bispo

Professor da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências (NAC) da UFPB. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração  e Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo e Bacharel em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2013-04-20

Como Citar

Bispo, M. (2013). Estudos Baseados em Prática: Conceitos, História e Perspectivas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10058

Edição

Seção

Contribuição Teórica