Chamada de artigos para edição 2022 – Dossiê História indígena na Bahia

2021-10-07

Desde a década de 1990, a História Indígena tem se consolidado como campo historiográfico, sob a abordagem de uma História antropológica orientada pelo diálogo interdisciplinar entre História e Antropologia. A consolidação do campo da História Indígena se verifica pela multiplicação de pesquisas de mestrado e doutorado, eventos, grupos e linhas de pesquisa. Também chamado de Nova História Indígena, este campo se ocupou em desconstruir a ideia do gradual e inevitável desaparecimento dos povos indígenas, que vigorava no pensamento social acerca da formação do Brasil, e recuperar os seus protagonismos como atores capazes de influenciar os processos históricos e como sujeitos das suas trajetórias.
Acompanhando esse movimento historiográfico, a Nova História Indígena na Bahia e no Nordeste vem há alguns anos, por meio de pesquisas que são desenvolvidas, sobretudo no Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, se consolidando como campo de estudo que privilegia um olhar para a História a partir das trajetórias e experiências históricas de diferentes grupos indígenas, nos diversos territórios da nossa região, em diferentes contextos sociopolíticos e em variadas temporalidades.
Desse modo, este dossiê se apresenta como um espaço interdisciplinar e busca reunir artigos oriundos de pesquisas inéditas, desenvolvidas ou em desenvolvimento, que tomem a perspectiva analítica da Nova História Indígena, como objeto de estudo. A expectativa é fomentar, sistematizar e divulgar novos trabalhos que privilegiam os povos indígenas como objeto de estudo e análise a fim de contribuir ao redimensionamento do papel dos índios na formação do Nordeste, em especial da Bahia.

Organizadoras: Dra. Ayalla Oliveira Silva, Ma. Jamille Macedo Oliveira Santos e Ma. Renata Ferreira de Oliveira

Prazo para recebimento dos textos do dossiê: 31 de janeiro de 2022

A chamada também contemplará artigos de temática diversa do dossiê a serem publicados na seção livre, bem como resenhas de livros e notas de pesquisa.