A MEMÓRIA A PARTIR DO CINEMA

GÊNERO E A ÚLTIMA DITADURA ARGENTINA (1976-1983)

Autores/as

  • Larieli Ceron de Lima

DOI:

https://doi.org/10.9771/rhufba.v10i2.52416

Resumen

O presente trabalho busca explorar os paradoxos e tensões em torno das relações e representações de gênero que caracterizam a memória da última argentina em seu período posterior, isto é, de transição democrática. Para tanto privilegia o estudo do cinema como importante fonte não somente de manifestação de diferentes interpretações sobre os eventos passados, mas também de representação das relações de gênero, apresentando-se como objetos de análise aqui os filmes La Noche de los Lápices (1986) e La Historia Oficial (1985), fundamentais lócus de memória do período que pretende-se analisar. Embora apresente algumas reflexões gerais a pesquisa busca partir de um lugar específico, objetivando explorar o contexto de redemocratização argentina, marcado por uma espécie de febre memorialística, e que no âmbito da questão de gênero, como se defenderá, caracteriza-se por uma espécie de confusão das fronteiras de seu sistema, questões para as quais o cinema se apresenta como fonte de elucidação.

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Publicado

2022-12-30