PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO CATÓLICA FEMININA NO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, EM SOUSA-PB (1960-1980)
DOI:
https://doi.org/10.9771/rhufba.v10i2.52377Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas da educação católica feminina no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Sousa-PB, no período de 1960 a 1980, no qual o ensino era destinado apenas para meninas. Nesse sentido, buscamos pensar como eram produzidos os discursos em torno da formação da trajetória de vida e da construção das identidades de gênero a partir das vivências educacionais no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Essa pesquisa se baseia no referencial teórico da História Cultural, da História das Instituições escolares, articulando com as categorias de educação católica, gênero e memória, debatendo com os seguintes autores: Foucault (2014), Barros (2005), Louro (1997), Scott (1995), Dominique Julia (2001), Jane Soares (2007), Pollak (1989) e Nora (1993). A construção das identidades dessas mulheres está contida na filosofia do educandário e tem como intuito a construção de atitudes e comportamentos necessários para a disciplina confessional dos sujeitos.