O efeito escola sobre o desempenho dos alunos nas regiões metropolitanas brasileiras

Autores

  • Luiza Queiroz da Costa Campos UFPE
  • Tatiane Almeida Menezes UFPE
  • Carlos Frederico Azeredo Uchôa UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.9253

Resumo

O sistema escolar é um tema bastante evidenciado, tanto nos meios de comunicação como na literatura acadêmica, principalmente quando se trata de discussões sobre o investimento em educação. Isso traz à tona a necessidade de entender a importância da escola no que tange à sua influência na educação e, como resultado, no desempenho do aluno. O objetivo deste trabalho foi verificar a existência da importância da escola e mensurá-la através do intervalo do efeito escola. Para isso, foi utilizado o índice de desigualdade L de Theil, e, através de sua decomposição, puderam ser encontrados os intervalos do efeito escola nas principais regiões metropolitanas brasileiras, que mostraram a significância da escola para o desempenho do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Queiroz da Costa Campos, UFPE

Graduanda do curso de Economia e Bolsista do PET- Economia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tatiane Almeida Menezes, UFPE

Docente/pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)

Carlos Frederico Azeredo Uchôa, UFBA

Docente/pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2013-05-22

Como Citar

Campos, L. Q. da C., Menezes, T. A., & Uchôa, C. F. A. (2013). O efeito escola sobre o desempenho dos alunos nas regiões metropolitanas brasileiras. Nexos Econômicos, 7(1), 179–195. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.9253

Edição

Seção

Artigos