Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os artigos estão acompanhados de resumos em português e em inglês, com no máximo 150 (cento e cinquenta) palavras com indicação de palavras-chave e códigos de classificação JEL.
  • Os arquivos para submissão estão em formato PDF.
  • O texto está em espaço simples, usa uma fonte de 12 pontos e emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras devem ser enviadas separadamente e, preferencialmente, nos formatos PNG ou JPG, ambos com resolução de 300 dpi; tabelas devem ser enviadas separadamante e em formato preferencial de planilha eletrônica ODS ou XLS.
  • Qualquer identificação de autoria do trabalho foi removida do corpo do texto e das propriedades do arquivo.

Diretrizes para Autores

A Revista Nexos Econômicos tem por finalidade publicar artigos relacionados à área de Economia. Os artigos submetidos à revista  devem seguir a linha editorial e atender às normas estabelecidas para publicação.

1. Normas gerais

A revista só aceita colaborações inéditas e os artigos devem ser apresentados em português. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira ou outros meios que tenham a finalidade de publicação ou divulgação de trabalhos científicos.

2. Submissão de artigos

A Nexos Econômicos não solicita aos autores quaisquer pagamentos relativos a submissão, processamento editorial, editoração ou impressão.

Os originais deverão ser enviados à revista através do endereço <www.nexoseconomicos.ufba.br>. Para realizar a submissão, é necessário, antes, cadastrar-se no portal de revistas, observando os campos obrigatórios marcados com ‘*’.

São imprescindíveis os seguinte elementos:

  • Título em português e inglês;
  • Resumo em português e inglês;
  • Palavras-chave em português e inglês;
  • Entre 3 (três) e 5 (cinco) códigos JEL de classificação de assuntos <aeaweb.org/econlit/jelCodes.php>;
  • Resumo da biografia; e
  • Filiação Institucional.

Sugerimos incluir o registro ORCID de autores e co-autores, que pode ser feito, gratuitamente, acessando a página <orcid.org>.

3. Formatação do Artigo

Deverá ter, no máximo, 10.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, referências, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas. O arquivo deverá ser submetido em formato PDF. Se aprovado, em etapa de edição, o artigo deverá ser disponibilizado, preferencialmente, no formato LaTeX.  Artigos elaborados em .odt, .doc ou .docx também serão aceitos para eventual edição, com a ressalva de que, especialmente no caso de grande número de equações e tabelas, em virtude da maior quantidade de intervenções necessárias relativamente a artigos em formato LaTeX, o tempo de processamento para publicação pode ser maior. 

4. Pesquisa financiada

No caso de pesquisa financiada, o campo Agências de fomento deverá ser preenchido na página de digitação das informações do artigo (metadados), e deverá constar, também, em nota de rodapé no documento. As notas de rodapé deverão ser numeradas sequencialmente.

5. Referências

As referências deverão ser apresentadas no final do artigo, obedecendo às normas da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023/2002).

Devem ser listadas, em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou título), contendo, somente, o que foi citado no texto.

Exemplo:

BARBOSA, K. S. Revisão da literatura em técnicas de modelagem de software. Revista da Informática, Florianópolis, v. 12, n. 14, p. 11-29, nov. 2017.

6. Política contra plágio

A revista reserva-se o direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento nos arquivos para verificar as possibilidades de existência de plágio, bem como de indícios de escrita a partir de inteligência artificial. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações. Em caso de confirmação de plágio, a Nexos Econômicos não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas. 

7. Avaliação do artigo

Os artigos enviados são avaliados no sistema duplo-cego. Os artigos serão enviados aos pareceristas após cumpridas as exigências descritas acima sem a identificação de autoria. Da mesma forma, não é revelada aos autores a identificação dos pareceristas.

8. Conflito de interesses

Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar os conflitos de interesse de qualquer natureza (pessoal, comercial, financeira, acadêmica ou política). A Revista Nexos Econômicos reserva-se, ainda, o direito de não publicar artigos de natureza conflitante ou que possam causar qualquer dano à sua imagem ou a outrem e alertará os autores envolvidos.

9. Direitos Autorais

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Nexos Econômicos que adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional do tipo “CC-BY - atribuição”.

10. Arquivamento

As colaborações submetidas à Nexos Econômicos serão preservadas digitalmente por PKP PN e LOCKSS

Artigos

A Revista pretende criar mais um canal de divulgação das contribuições, reflexões e debates de temas correlatos à Economia, aceitando submissões nas áreas de Desenvolvimento Econômico e de Economia Aplicada.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.