Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os artigos deverão ser acompanhados de resumos em português e em inglês, com no máximo 150 (cento e cinquenta) palavras com indicação de palavras-chave e códigos de classificação JEL.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem 2MB) e não podem ultrapassar o limite máximo de 20 páginas.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras deverão ser enviadas separadamente e, preferencialmente, no formato EPS (Encapsulated PostScript) ou, alternativamente,no formato JPEG ambos com resolução de 300 dpi; tabelas devem ser enviadas separadamante indicando no texto o local de inserção. O formato preferencial das tabelas é o de planilha eletrônica; fórmulas matemáticas devem ser inseridas no texto com o editor padrão do Microsoft Word ou OpenOffice. 

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A Revista Nexos Ecoômicos tem por finalidade publicar artigos relacionados à Economia. Os artigos submetidos à revista, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação.

1. Normas gerais

A revista só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português ou inglês. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira ou outros meios que tenham a finalidade de publicação ou divulgação de trabalhos científicos.

2. Submissão de artigos

Os originais deverão ser enviados à revista através do endereço <www.nexoseconomicos.ufba.br>. Para realizar a submissão, é necessário, antes, cadastrar-se no portal de revistas, observando os campos obrigatórios marcados com ‘*’.

São imprescindíveis e, portanto, obrigatórios os seguinte elementos:

Título em português e inglês;

Resumo em português e inglês;

Palavras-chave em português e inglês;

Entre 3 (três) e 5 (cinco) códigos JEL de clasificação de assuntos <https://www.aeaweb.org/econlit/jelCodes.php>;

Resumo da biografia; e

Filiação Institucional.

Sugerimos incluir o registro ORCID de autores e co-autores que pode ser feito, gratuitamente, acessando a página http://orcid.org/.

3. Formatação do Artigo

Deverá ter, no máximo, 10.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas. O arquivo deverá estar, preferencialmente, no formato Latex. Artigos elaborados em ‘.doc’ ou ‘.docx’ (documento texto) devem obedecer às seguintes formatações:

fonte Times New Roman, tamanho 12;

alinhamento justificado;

espaçamento entre linhas de 1,5;

referências bibliográficas, com alinhamento à esquerda e espaçamento entre linhas simples;

títulos e seções não deverão ter fontes ou atributos diferentes (itálico, negrito, tachado, sobrescrito, cor realçada, etc).

O uso do itálico fica reservado apenas às palavras e expressões estrangeiras.

As siglas devem ser desdobradas apenas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

Resumo + palavras-chave não deverão ultrapassar 200 caracteres, excluindo-se os espaços, e deverão ser diagramados com espaçamento entre linhas simples.

Observação: A responsabilidade pela tradução do título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira são exclusivamente do autor.

4. Pesquisa financiada

No caso de pesquisa financiada, o campo Agências de fomento deverá ser preenchido na página de digitação das informações do artigo (metadados), e deverá constar, também, em nota de rodapé no documento. As notas de rodapé deverão ser numeradas sequencialmente.

5. Referências

As citações e as referências devem, necessariamente, ter atualidade, relevância e pertinência. Não serão aceitos artigos com excessivo número de citações.

As referências deverão ser apresentadas no final do artigo, e inseridas nos metadados (passo 3 da submissão de artigos – no portal), e obedecer às normas da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023/2002).

Devem ser listadas, em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou título), contendo, somente, o que foi citado no texto.

Abaixo, exemplos das referências:

BARBOSA, Kelly Santos. Revisão da literatura em técnicas de modelagem de software. Revista da Informática, Florianópolis, v. 12, n. 14, p. 11-29, nov. 2017.

6. Política contra plágio

A revista reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento nos softwares PlagScan e CopySpider, onde são verificadas a possibilidade de existências de plágio. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações. Em caso de confirmação de plágio, a Ensaio não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas.

7. Avaliação do artigo

Os artigos enviados são avaliados no sistema blind-review. Os artigos serão enviados aos pareceristas após cumpridas as exigências descritas acima sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.

8. Conflito de interesses

Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar os conflitos de interesse de qualquer natureza (pessoal, comercial, financeira, acadêmica ou política). A Revista Nexos Econômicos reserva-se, ainda, o direito de não publicar artigos de natureza conflitante ou que possam causar qualquer dano à sua imagem ou a outrem e alertará os autores envolvidos.

9. Direitos Autorais

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Nexos Econômicos que adota a licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional do tipo “atribuição - uso não comercial”.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.