O Trinômio Economia, Energia e Meio Ambiente

Autores

  • Andre Luiz Campos de Andrade
  • Lauro Francisco Mattei

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v6i1.7955

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar o debate sobre o trinômio: economia, energia e meio ambiente, enfocando a questão climática. Após contextualizar o uso econômico da energia e expor o atual quadro energético mundial, passou-se a descrever a questão ambiental à luz das ciências econômicas, indicando-se as duas principais correntes teóricas da economia do meio ambiente e o conceito de desenvolvimento sustentável. Ao final, o artigo dedicou-se ao debate sobre o impacto do modelo ener- gético nas mudanças climáticas. Apesar de haver uma corrente minoritária discordante, o mundo possui evidências significativas e confiáveis de que o sistema econômico através de vários segmentos, destacando-se o uso intensivo de energia, pode estar colaborando para as alterações verificadas nas condições climáticas do planeta. O uso da energia e a necessidade de readequá-lo, tanto do ponto de vista de uma maior eficiência quanto da questão da substituição das atuais fontes fósseis por fontes energéticas menos intensivas em carbono, foi umas das principais conclusões da discussão sobre como direcionar o sistema econômico para um caminho de maior sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Luiz Campos de Andrade

Mestrado em Economia, Especialista Pol. Pub. e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil.

Lauro Francisco Mattei

Doutorado em Ciência Econômica e Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2012-05-02

Como Citar

Andrade, A. L. C. de, & Mattei, L. F. (2012). O Trinômio Economia, Energia e Meio Ambiente. Nexos Econômicos, 6(1), 109–128. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v6i1.7955

Edição

Seção

Artigos