Comercialização de Produtos Agropecuários Em Alagoas: Um Estudo de Margens de Comercialização e Transmissão de Preços
DOI:
https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6772Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar os resultados empíricos de margens de comercialização e transmissão de preços de alguns produtos agropecuários em algumas feiras do Estado de Alagoas. Utilizou-se nesse trabalho dois produtos agropecuários: o alface crespo e a macaxeira (aipim). Procurou-se diferenciar a comercialização nas diversas feiras de diferentes regiões, dividindo-as em capital (Maceió e Rio Largo) e interior (Pão de Açúcar e União dos Palmares). O modelo revela que, na transmissão de preço dos dois produtos analisados, existe uma maior dificuldade de se repassar o preço do produtor para os varejistas, na capital em relação ao interior. Provavelmente, isso indica que o canal de comercialização, mais curto no interior, tenha influência nesse resultado, pois nesse caso existe a maior participação do produtor direto no processo de comercialização. Por outro lado, a maior perecibilidade do alface também tem influência, de forma significativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-17
Como Citar
Silva, J. J. da C., & Lages, A. M. G. (2011). Comercialização de Produtos Agropecuários Em Alagoas: Um Estudo de Margens de Comercialização e Transmissão de Preços. Nexos Econômicos, 5(2), 157–176. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6772
Edição
Seção
Artigos