O Comércio Entre Brasil e Argentina: Uma Análise à Luz da Teoria dos Jogos

Autores

  • Elvanio Costa Souza UFV
  • Wilson Cruz Vieira UFV

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6771

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o comércio entre Brasil e Argentina, sob a perspectiva da teoria dos jogos. Modelou-se a relação entre os dois países, como um jogo repetido, e utilizou-se o modelo Global Trade Analysis Project (GTAP) para construir a matriz com os pagamentos e as ações a serem escolhidas (proteger ou não seus produtores) pelos jogadores (Brasil e Argentina). Como resultado, encontrou-se que a situação na qual nenhum dos países impõe barreiras ao comércio é Pareto-eficiente. Se o jogo é jogado uma única vez, o equilíbrio de Nash ocorre com os dois países buscando se proteger, e se este é repetido infinitamente, a ameaça de punição pode ser utilizada para garantir que a situação de livre comércio possa emergir como resultado estável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvanio Costa Souza, UFV

É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, é professor adjunto no Departamento de Economia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa (MG).

Wilson Cruz Vieira, UFV

É doutor em Economia Aplicada pela Universidade São Paulo, é professor associado no Departamento de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa (MG).

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Souza, E. C., & Vieira, W. C. (2011). O Comércio Entre Brasil e Argentina: Uma Análise à Luz da Teoria dos Jogos. Nexos Econômicos, 5(2), 137–156. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6771

Edição

Seção

Artigos