O impulso do crédito rural no produto do setor primário brasileiro

Autores

  • Marcelo Miranda Melo Universidade Federal do Ceará
  • Émerson Lemos Marinho Universidade Federal do Ceará
  • Almir Bittencourt Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.6763

Resumo

Esse artigo analisa o impacto do crédito rural no Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário da economia brasileira no período 1995 a 2009. Os resultados dos modelos econométricos demonstraram a causalidade bidirecional entre o crédito rural como proporção do PIB real agropecuário e esse último. Analizam-se também as modalidades de crédito rural destinadas ao investimento, custeio e comercialização da produção rural, além das séries de crédito rural para à agricultura e pecuária. O crédito rural para a comercialização e à agricultura em relação ao PIB real do setor agropecuário impactou positivamente esse último. Um choque positivo de 4,23% no crédito para a comercialização em relação ao PIB real desse setor tende a impactar o PIB real agropecuário em 1,89%. Já um choque de 1,90% no crédito destinado à agricultura em relação ao PIB real impacta o PIB real agropecuário em 0,79%.

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Biografia do Autor

Marcelo Miranda Melo, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil, Doutor em Economia (CAEN-UFC), Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) lotado nos cursos de Economia e Finanças do Campus de Sobral

Émerson Lemos Marinho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia (FGV), Professor Titular (UFC), Pesquisador de Produtividade do CNPQ. emarinho@ufc.br , (85) 33667751 ramal 204.

Almir Bittencourt Silva, Universidade Federal do Ceará

Economista, Doutor em Economia (CAEN-UFC), Professor Associado II (CAEN-UFC), Secretário Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Almir_eco@ufc.br, 88441789, fax: 3366.7343, 33667346.

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Publicado

2013-05-22

Como Citar

Melo, M. M., Marinho, Émerson L., & Silva, A. B. (2013). O impulso do crédito rural no produto do setor primário brasileiro. Nexos Econômicos, 7(1), 9–36. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.6763

Edição

Seção

Artigos