Uso da teoria dos leilões na determinação da disponibilidade a pagar por produtos tecnológicos: uma análise experimental

Autores

  • Marcos Antônio Brito UFV e URCA
  • Wilson da Cruz Vieira UFV
  • Eliane Pinheiro Sousa UFV e URCA

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i1.6565

Resumo

Este trabalho teve como objetivo testar a validade de hipó-teses e teoremas da teoria dos leilões a partir de dados de experimentos realizados com estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Regional do Cariri (URCA) na avaliação de produtos tecnológicos e verificar se a utilização de uma âncora como os três primeiros dígitos do CPF influencia no momento da avaliação de um produto e se a informação é importante quando se avalia um bem. O foco da pesquisa foram cinco produtos eletrônicos (pendri-ve, câmera digital, celular, relógio e porta-retrato digital). As hipóteses foram testadas mediante o teste de igualdade de médias, bem como pela utilização de regressão linear simples sem constante e de um modelo de regressões aparentemente não-correlacionadas (SUR). Os resultados evidenciaram a ocorrência da “maldição do leiloeiro” em todos os expe-rimentos; a validade do teorema da equivalência de receitas em mais da metade dos experimentos; os participantes nos experimentos de leilões na UFV mostraram maior disponibilidade a pagar pelos bens, exceto pelo pendrive; e o CPF funciona como âncora para a avaliação dos produtos, principalmente aqueles cujo valor é de 3 dígitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Brito, UFV e URCA

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (URCA)

Wilson da Cruz Vieira, UFV

Professor Associado do Departamento de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Eliane Pinheiro Sousa, UFV e URCA

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Brito, M. A., Vieira, W. da C., & Sousa, E. P. (2011). Uso da teoria dos leilões na determinação da disponibilidade a pagar por produtos tecnológicos: uma análise experimental. Nexos Econômicos, 5(1), 7–35. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i1.6565

Edição

Seção

Artigos