A inexorável unidade do valor: valores econômicos e não-econômicos na vida social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v16i2.55673

Resumo

O presente texto objetiva abordar as formas econômica e não-econômica do valor na sua relação com o dever. Trata-se de uma abordagem ontológica que toma como base as obras de maturidade do filósofo húngaro György Lukács. Metodologicamente, emprega-se nele a técnica da leitura imanente. Com isso, chega-se à demonstração de que, em Lukács, o dever e o valor operam dialeticamente, de modo que a existência de um pressupõe inveitavelmente a existência do outro. Ambos formam parte dos atos teleológicos que estão na base da ação humana nas diversas formas da práxis social. Mostra-se ainda que, para Lukács, o dever e o valor econômico trazem à existência, necessariamente, em cada etapa histórica, deveres e valores superiores – econômicos e não-econômicos – como resultado do metabolismo social que os seres humanos realizam com a natureza que leva ao crescimento progressivo das forças produtivas e ao complexo desenvolvimento da totalidade da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. Trabalho e totalidade social: o momento predominante da reprodução social na ontologia de Lukács. Dissertação (Mestrado), UFAL, Maceió, 2011.

ANDRADE, M. Trabalho e totalidade social: qual o momento predominante da reprodução social? Anuário Lukács, Instituto Lukács, São Paulo, 2014.

ANDRADE, M. Ontologia, dever e valor em Lukács. Maceió: Coletivo Veredas, 2016a. v. 13.

ANDRADE, M. Lukács: reprodução social e valor. Tese (Doutorado), UFRJ, Rio de Janeiro, 2016b.

LUKÁCS, G. Prolegomena Zur Ontologie des gesellschaftlichen Seins: Prinzipienfragen einer heute möglich gewordenen Ontologie. In: Georg Lukács Werke. Frankfurt: Luchterhand Verlag, 1986a. v. 13.

LUKÁCS, G. Zur Ontologie des gesellchaftlinchen Seins. In: Georg Lukács Werke. Frankfurt: Luchterhand Verlag, 1986b. v. 14.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012. Traduzido por Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho, Mário Duayer e Nélio Schneider.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para a ontologia do ser social. Maceió: Coletivo Veredas, 2018a. v. 13. Traduzido por Sergio Lessa e revisado por Mariana Andrade.

LUKÁCS, G. Para a ontologia do ser social. Maceió: Coletivo Veredas, 2018b. v. 14. Traduzido por Sergio Lessa e revisado por Mariana Andrade.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Andrade, M. (2023). A inexorável unidade do valor: valores econômicos e não-econômicos na vida social. Nexos Econômicos, 16(2), 8–37. https://doi.org/10.9771/rene.v16i2.55673