O comércio internacional como promotor de crescimento econômico o caso da América do Sul

Autores

  • Rafael Dornelles Feler UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v4i1.4864

Resumo

Neste trabalho procura-se observar a relação entre o comércio internacional de bens e serviços e o crescimento econômico das nações, buscando questionar se o comércio internacional funciona como promotor de crescimento econômico. Após breve descrição das teorias nas quais se baseiam a maioria dos trabalhos sobre o tema, observa-se a ausência de resultados conclusivos em observações empíricas tanto quanto à intensidade quanto à causalidade da relação analisada. A partir da observação histórica e do estudo do caso das economias da América do Sul, concluise então ser a política comercial uma ferramenta econômica para a promoção do crescimento econômico, a ser usada da maneira como for requerida pelo contexto externo e a situação macroeconômica interna, estando suscetível a mudanças ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

Rafael Dornelles Feler, UFRJ

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Economia da UFRJ

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Publicado

2010-02-08

Como Citar

Feler, R. D. (2010). O comércio internacional como promotor de crescimento econômico o caso da América do Sul. Nexos Econômicos, 4(1), 117–152. https://doi.org/10.9771/1516-9022rene.v4i1.4864

Edição

Seção

Artigos