Desigualdade de renda do trabalho formal por escolaridade, raça/cor e sexo no Rio Grande do Norte - 2007/2017

Autores

  • Willian Gledson e Silva
  • Vinícius Rodrigues Vieira Fernandes
  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v14i2.38666

Resumo

um dos principais determinantes das desigualdades de renda do trabalho está relacionado à desigualdade nos níveis educacionais dos ocupados. Assim, este artigo tem o objetivo de analisar os diferenciais de rendimentos no mercado de trabalho Potiguar nos anos 2007 e 2017. Utilizam-se os microdados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS da secretaria da previdência e emprego do Ministério da Economia do Brasil – MEB. O tratamento analítico se deu por meio do uso de regressões múltiplas estimadas por meio de uma equação Minceriana de rendimentos. Os resultados evidenciam que há disparidades de renda do trabalho, porém, essas se reduzem com a escolaridade, sendo um determinante da diminuição que atuou, eliminando os efeitos dos demais componentes demográficos, como raça/cor e sexo, na desigualdade de rendimentos do trabalho no setor formal da economia Potiguar nos anos em apreço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Bacharel, Mestre e Doutor em Economia: DOUTOR em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; MESTRE em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; BACHAREL em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Regional do Cariri - URCA; é PROFESSOR do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); Vencedor do Prêmio BNB de Economia 2015 (categoria melhor Artigo); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

Silva, W. G. e, Fernandes, V. R. V., & Silva Filho, L. A. da. (2020). Desigualdade de renda do trabalho formal por escolaridade, raça/cor e sexo no Rio Grande do Norte - 2007/2017. Nexos Econômicos, 14(2), 58–74. https://doi.org/10.9771/rene.v14i2.38666

Edição

Seção

Artigos