Influência das políticas industriais de inovação no comportamento inovativo da indústria nacional no período de 2003-2014

Autores

  • Larissa Daiana de Macêdo Universidade Federal de Alagoas
  • José Francisco Peixoto Rosário Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v14i1.37195

Resumo

O processo de desenvolvimento econômico vem apresentando significativas transformações tendo a inovação como fator determinante, uma vez que a adoção de novas tecnologias tem influenciado a competitividade entre empresas e países. Nesse contexto, as políticas industriais assumem relevância e deve ser vista como estratégia de fortalecimento da indústria, capaz de orientar e incentivar políticas tecnológicas. No Brasil, estas questões passaram a integrar a agenda das políticas nacionais no início dos anos 2000 e, a partir de então, o governo intensificou os esforços para promover a inovação no país. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo compreender o impacto das políticas de inovação no comportamento inovativo dos diversos setores que compõe a indústria nacional, no período de 2003 a 2014. Para tanto, foi realizada uma análise de regressão com dados em painel, utilizando dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC) acerca de 32 setores, como proxy dos resultados das políticas industriais na geração de inovações. Constatou-se que as variáveis M&E, P&D e GOV foram as mais significativas para influenciar positivamente a taxa de inovação. Pode-se afirmar que a política industrial nos moldes propostos é ineficaz para a promoção e geração de inovações e crescimento do país. Faz-se necessário, portanto, a elaboração de um diagnóstico mais conciso dos problemas da indústria nacional com a delimitação de objetivos e metas mais concretos, de forma a promover maior dinamismo ao SNI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Daiana de Macêdo, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2011).

José Francisco Peixoto Rosário, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Ciências Econômicas (1994) Mestrado em administração pela UFAL (1999) Doutorado em Economia da indústria e da tecnologia pela UFRJ (2008). Professor do mestrado em economia aplicada da UFAL e do Mestrado de transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual para a Inovação (PROFNIT).

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Macêdo, L. D. de ., & Rosário, J. F. P. (2020). Influência das políticas industriais de inovação no comportamento inovativo da indústria nacional no período de 2003-2014. Nexos Econômicos, 14(1), 21–45. https://doi.org/10.9771/rene.v14i1.37195

Edição

Seção

Artigos