A eficiência do financiamento à inovação no Brasil: uma análise dos dados da Pintec de 2000 a 2014

Autores

  • João Carlos Frota Figueiredo Jr. Tliq Logística, Departamento Fiscal
  • Ricardo André da Costa Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Maria de Jetibá

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v13i2.37026

Resumo

Na busca do desenvolvimento econômico e pela melhor alocação de recursos, este trabalho buscou analisar a estrutura de atividade inovativa do Brasil, bem como verificar sua eficácia. Ao passo que essas informações são essenciais para escolher as melhores políticas e medidas. Para isso foi utilizado o método de Análise Envoltória de Dados (DEA), que encontrou a fronteira de eficiência dos estados analisados no sentido de promover inovação. A base de dados utilizada foi a Pesquisa de Inovação (PINTEC), por ter ampla informação e variáveis pertinentes acerca de inovação, para os estados mais relevantes do Brasil. Buscou-se os estados mais eficientes, de modo que esses possam servir de referência (benchmark) para outros estados com características semelhantes. Os resultados mostram que São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro são os estados mais eficientes do Brasil de acordo com os modelos DEA propostos. Dentre os fatores que influenciam a inovação, destaca-se a média dos gastos com P&D, porcentagem das empresas que inovam e recebem ajuda do governo, média de inovação em cooperação com outras empresas ou organizações e média de empresas que inovam produtos e processos. Finalmente, a partir dos problemas encontrados, propõe-se possíveis sugestões de ações que possam ser feitas para a trajetória do SNI brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Frota Figueiredo Jr., Tliq Logística, Departamento Fiscal

Bacharel em Ciências Econômicas (UFOP). Tliq Logística, Departamento Fiscal.

Ricardo André da Costa, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Maria de Jetibá

Mestre em Economia (UFV). Bacharel em Ciências Econômicas (UFOP). MBA Executivo em Consultoria e Planejamento Empresarial (UCAM). Graduando em Administração Pública (UFOP). Professor no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Maria de Jetibá.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

Figueiredo Jr., J. C. F., & da Costa, R. A. (2020). A eficiência do financiamento à inovação no Brasil: uma análise dos dados da Pintec de 2000 a 2014. Nexos Econômicos, 13(2), 46–74. https://doi.org/10.9771/rene.v13i2.37026

Edição

Seção

Artigos