O Capital em Contradição: notas acerca das mudanças espaciais na dinâmica de acumulação capitalista

Autores

  • Flavia Felix Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v12i1.27634

Resumo

O presente artigo coloca em evidência as transformações relativas ao espaço-tempo no curso da reprodução ampliada do capital. Entende-se que a dinâmica competitiva, contraditória e desigual do sistema capitalista possui um caráter histórico-geográfico e engendra constantes mudanças estruturais e superestruturais, inclusive, na estrutura espaço-temporalidade. O capital, no seu ímpeto de valorização, busca implementar meios para realizar a “compressão do espaço-tempo” no intuito de destruir as barreiras geográficas. Ademais, promove “ajustes espaciais” e cria diversidade geográfica através da concentração e do deslocamento do capital, sobretudo, no contexto das crises globais. Nesse sentido, o desenvolvimento territorial e a localização dos processos de produção aparecem como síntese de múltiplas determinações. A “destruição criadora” do espaço surge como momento ativo da dinâmica econômica evolutiva, hierárquica e urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Felix Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU) na área de concentração Desenvolvimento Econômico e na linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico. Mestra em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGECO/UFES) (2016) na érea de concentração Teoria Econômica e na linha de pesquisa Teoria Econômica e História Econômica. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2011). Tem experiência em Teoria Econômica. Exerceu o cargo de professora substituta no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) lecionando as disciplinas de Economia Neoclássica, Contabilidade Social e Teoria Macroeconômica III (05/2017 - 03/2018). Lecionou também na UFVJM as disciplinas de Teoria Econômica,Teoria  Microeconômica I  e II, Teoria Macroeconômica III e Economia  do Setor Público (08/2013-12/2014). É pesquisadora do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP/UFVJM) e foi colaboradora do Projeto Boletins de Conjuntura Econômica (UFVJM). Pesquisa assuntos relacionados a Economia Política, Teoria Macroeconômica, Economia Brasileira, Capitalismo Contemporâneo e Economia do Setor Público. É autora do livro "Concentração, Operacionalização e Rentabilidade Bancária no Brasil: Ensaio sobre o período pós-Real".

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

Barbosa, F. F. (2019). O Capital em Contradição: notas acerca das mudanças espaciais na dinâmica de acumulação capitalista. Nexos Econômicos, 12(1), 37–57. https://doi.org/10.9771/rene.v12i1.27634

Edição

Seção

Artigos