Mercado de trabalho e rotatividade no setor industrial na Bahia: conjuntura e análise

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Fábio José Ferreira da Silva Banco Central do Brasil - BACEN

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v12i1.26508

Resumo

A discussão acerca da precarização do trabalho no Brasil faz parte de um processo de profundas transformações nas relações de produção e de trabalho. A reestruturação produtiva nacional, desencadeada nos anos de 1990, permitiu nova configuração espacial das indústrias, com grande apropriação do capital sobre o trabalho, sobretudo em regiões periféricas. O presente artigo objetiva analisar o mercado de trabalho e a rotatividade no setor industrial baiano. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). O recorte temporal compreende os anos de 2006-2011. Metodologicamente, recorre-se a uma revisão de literatura e em seguida à construção de indicadores de rotatividade, segundo o setor de atividade e as condicionantes demográficas e socioeconômicas da força de trabalho industrial do estado. Os resultados mostram forte concentração de indústrias no estado da Bahia, consequentemente de mão de obra ocupada. A rotatividade é acentuadamente elevada para a força de trabalho da agropecuária e da construção civil. Na indústria, registraram-se elevadas taxas de rotatividade para os homens, os jovens, com queima de postos de trabalho para aqueles com mais de 30 anos, além da rotatividade acentuada para os menos escolarizados e nos postos de trabalhos que remuneram em até um Salário Mínimo (SM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Bacharel, Mestre e Doutor em Economia: DOUTOR em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; MESTRE em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; BACHAREL em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Regional do Cariri - URCA; é PROFESSOR do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); Vencedor do Prêmio BNB de Economia 2015 (categoria melhor Artigo); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

da Silva Filho, L. A., & Ferreira da Silva, F. J. (2019). Mercado de trabalho e rotatividade no setor industrial na Bahia: conjuntura e análise. Nexos Econômicos, 12(1), 8–36. https://doi.org/10.9771/rene.v12i1.26508

Edição

Seção

Artigos