Exchange Rate Pass-trough to Domestic Prices Across American Crisis: VAR Analysis in the Brazilian Economy

Autores

  • Marcelo Miranda Melo Universidade Federal do Ceará - UFC http://orcid.org/0000-0003-2605-1319
  • José Weligton Gomes Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v11i2.25475

Resumo

Esta pesquisa investigou o processo de pass-through da taxa de câmbio no período de 2000 a 2016, período que compreende a crise americana, e seus efeitos na economia brasileira. A metodologia utilizada foi a análise VAR com a causalidade de Granger e abordagens da Função Impulso Resposta. Os resultados obtidos indicam decréscimo de processo de repasse cambial para a inflação após a Crise Norte-Americana. Antes da Crise Americana, 20,60% de depreciação da taxa de câmbio nominal provocou 17,22% de aumento dos preços internos. Por outro lado, após a Crise Americana, 28,91% de depreciação da taxa de câmbio nominal provocou apenas 6,35% de aumento dos preços. Os resultados também sugerem que os efeitos das taxas de juro sobre os preços internos parecem ser inalteradas quando choques na taxa de juros são aplicados na economia brasileira. No entanto, a política monetária parece ser mais sensível à taxa de câmbio nominal após a crise americana, quando um aumento da taxa de juro promoveu uma apreciação nominal da taxa de câmbio. Além disso, o aumento do grau de abertura mostrou-se uma ferramenta importante para a redução da inflação. Todos os resultados indicam que a taxa de câmbio nominal, a taxa de juros e os preços domésticos na economia brasileira estão totalmente interligados. A redução do pass-through contribui para uma maior competitividade comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Miranda Melo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Gerência de Projetos de Construção - University of Manchester Institute of Science and Technology (1991) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC (2009). Como engenheiro atuou em edificações de concreto armado em condomínio fechados como engenheiro consultor, além de executar obras horizontais e verticais na modalidade residencial. Iniciou o magistério superior no ano 2000 ministrando disciplinas da área financeira. Possui experiência em coordenação de cursos na modalidade EAD. Atuou no mercado financeiro durante 7 anos na área de fomento mercantil. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Ceará-UFC, lotado nos cursos de Finanças e Economia no Campus de Sobral/CE e Professor Pesquisador do CAEN. Também foi coordenador do curso de especialização em Elaboração, Gestão e Controle de Políticas Públicas vinculado aos cursos de Finanças e Economia da UFC. Foi eleito coordenador do curso de graduação em Ciências Econômicas para o biênio 2013-2015. É professor colaborador do programa de pós-graduação Stricto Sensu no Mestrado em Biotecnologia lecionando a disciplina de Bioestatística. Possui pesquisas e publicações nas áreas de Macroeconomia Aplicada, Finanças, Métodos Quantitativos, Crescimento Econômico e Crédito, além de artigos publicados em jornal e entrevistas em canais de TV. Atualmente é membro do corpo editorial e revisor do periódico Journal of Economics World (USA).

José Weligton Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia (UFC), mestrado e doutorado (CAEN-UFC), professor efetivo UFC-Campus de Sobral

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Melo, M. M., & Gomes, J. W. (2019). Exchange Rate Pass-trough to Domestic Prices Across American Crisis: VAR Analysis in the Brazilian Economy. Nexos Econômicos, 11(2), 63–82. https://doi.org/10.9771/rene.v11i2.25475

Edição

Seção

Artigos