Análise da perda de bem-estar social no varejo de gasolina comum em Minas Gerais

Autores

  • Rosangela A S Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sarah Lorena Peixoto Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Minas - Morro do Cruzeiro.

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v11i1.24640

Resumo

A revenda de gasolina comum em Minas Gerais viabiliza comportamento colusivo pelos revendedores trazendo implicações negativas sobre o bem – estar social. O objetivo foi avaliar a ineficiência gerada ao consumidor em relação à perda de bem – estar  social no período de 2008 a 2010. Para tal, mensurou-se a demanda e o peso-morto usando a metodologia desenvolvida em Daskin (1991). Os resultados sugeriram que a demanda por gasolina é inelástica em relação ao preço. Verificou-se também que a magnitude do peso-morto atingiu 11,73% em relação ao faturamento do setor, sugerindo uma perda para a sociedade em torno de R$ 918.232,23.

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Biografia do Autor

Rosangela A S Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta IV na Universidade Federal de Ouro Preto - Campus Mariana

Sarah Lorena Peixoto, Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Minas - Morro do Cruzeiro.

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade  Federal de Ouro Preto, Escola de Minas.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Fernandes, R. A. S., & Peixoto, S. L. (2019). Análise da perda de bem-estar social no varejo de gasolina comum em Minas Gerais. Nexos Econômicos, 11(1), 78–94. https://doi.org/10.9771/rene.v11i1.24640

Edição

Seção

Artigos