A região Nordeste: disparidades interestaduais e desigualdade econômica e social, 1960-1990

Autores

  • Sérgio Ricardo Ribeiro Lima Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
  • Ricardo Candéa Sá Barreto Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v9i2.21681

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o comportamento econômico e social da região Nordeste de meados do século XX até início do século XXI. A sua evolução histórica foi marcada pelo atraso econômico e social e pelas disparidades econômicas regionais que repercutiram em desigualdades sociais regionais profundas, apesar do crescimento significativo. A possibilidade de correção das desigualdades foi pensada em meados de 1950, através de políticas de industrialização. Mas, apesar desta, a mesma mantém-se em atraso relativo em relação ao Sul do país, pelo alto nível de pobreza que ainda perdura. Observou-se que o significativo crescimento econômico da região Nordeste no período considerado concentrou-se basicamente em três estados: Pernambuco, Bahia e Ceará. Foi exatamente nesses estados onde houve a maior concentração da renda. Conclui-se que o processo de industrialização via canalização de capitais para a região trouxe um tímido desenvolvimento, ao mesmo tempo que aprofundou as desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Ribeiro Lima, Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Ricardo Candéa Sá Barreto, Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Pós-doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Lima, S. R. R., & Barreto, R. C. S. (2015). A região Nordeste: disparidades interestaduais e desigualdade econômica e social, 1960-1990. Nexos Econômicos, 9(2), 51–74. https://doi.org/10.9771/rene.v9i2.21681

Edição

Seção

Artigos