Solow's golden rule application for brazilian economy

Autores

  • Marcelo Miranda Melo Civil Engineer(UFC)
  • Guaracyane Campelo Economist (UFC)
  • Cleycianne Almeida Economist (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v9i1.21677

Resumo

Esse trabalho acadêmico utilizou a teoria da regra de ouro do modelo de Solow na economia brasileira. Uma função de produção modificada foi introduzida no modelo com os seguintes argumentos: capital e crédito. Dados econômicos nacionais foram comparados envolvendo Brasil, parceiros selecionados na América Latina e também o grupo dos BRICs. Variáveis macroeconômicas como: Produto Interno Bruto (PIB) (preços constantes) % variação, Taxa Nacional de Poupança Bruta (% PIB), Inflação % variação foram comparadas entre os países selecionados. O Brasil tem a menor taxa de poupança (% PIB) entre países latinos americanos. Também entre países latinos americanos o Brasil apresentou uma das menores taxas de crescimento econômico perdendo apenas para o México. Entre os BRICs a China apresentou com folga o maior crescimento econômico com a maior taxa de poupança (% PIB) e a mais baixa taxa de inflação. Brasil e África do Sul parecem ter dados similares. O modelo de Solow foi desenvolvido e utilizando técnicas de otimização encontrou-se a taxa de poupança ótima para a economia brasileira. Utilizou-se análise de regressão com dados abrangendo o período de 1991 a 2012 usando PIB, Crédito e Capital. A taxa de poupança ótima foi encontrada em s=42,94 (%PIB). Atualmente a taxa de poupança brasileira está bem abaixo da taxa ótima, s=13,0 (%PIB), o que em grande parte explica o baixo crescimento brasileiro. O Brasil deve elevar sua taxa de poupança no sentido de obter um crescimento econômico sadio e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Miranda Melo, Civil Engineer(UFC)

Civil Engineer(UFC), MSc in Construction Management(UMIST-U.K.), PhD in Economics(UFC), Finance and Economics Professor at UFC.

Guaracyane Campelo, Economist (UFC)

Economist (UFC), MSc in Economics (UFC), PhD in Economics (UFC), Finance and Economics Professor at UFC.

Cleycianne Almeida, Economist (UFC)

Economist (UFC), MSc in Economics (UFPE), PhD in Economics (UFPE), Finance and Economics Professor at UFC.

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Melo, M. M., Campelo, G., & Almeida, C. (2015). Solow’s golden rule application for brazilian economy. Nexos Econômicos, 9(1), 33–48. https://doi.org/10.9771/rene.v9i1.21677

Edição

Seção

Artigos